PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Comboio de alta velocidade é “prioridade absoluta” para o Governo

2 Novembro, 2020 - 08:45

447

1

PUB O Governo considera “uma prioridade absoluta” a construção de uma linha de alta velocidade entre ligue o Porto à cidade espanhola de Vigo. Em entrevista ao jornal “La Voz de […]

PUB

O Governo considera “uma prioridade absoluta” a construção de uma linha de alta velocidade entre ligue o Porto à cidade espanhola de Vigo. Em entrevista ao jornal “La Voz de Galicia”, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, defende que o prolongamento da nova ligação ferroviária de alta velocidade de Lisboa-Porto a Vigo é uma “continuação lógica” e deixa ligação a Madrid para mais tarde.

“Para nós, é uma prioridade absoluta ligar Lisboa e Porto em alta velocidade, e o Porto a Vigo”, afirmou Pedro Nuno Santos, ao jornal galego. Segundo Pedro Nuno Santos, a iniciativa é, “para qualquer português do norte e para qualquer galego”, “fácil compreender”. “Com quem é que os portugueses têm mais relações económicas e de afinidade? A quem perguntar responderá rapidamente: com os galegos e com a Galiza”, explicou.

 

Paragem em Valença

 

Esta ligação entre Porto e Vigo vai ter, recorde-se, paragem em Valença. A construção deste troço está estimada em 900 milhões de euros. A ligação entrará em funcionamento assim que a atual linha ferroviária que liga Porto a Braga estiver modernizada.

Mais tarde, o Governo planeia avançar com uma nova ligação do aeroporto Sá Carneiro, no Porto, a Braga. Desta forma, a viagem entre Porto e Vigo, que demora agora 2h22 será feita em 55 minutos. Já Lisboa-Vigo demoraria “pouco mais de duas horas”.

Já a ligação à capital espanhola, Madrid, irá ficar, por enquanto, de lado. “Não vamos avançar já com uma linha de alta velocidade Madrid-Lisboa para nos podermos concentrar, nos próximos anos, em tornar realidade a alta velocidade no Norte”, referiu o governante.

 

[Fotografia: NiT]

 

PUB

Últimas