PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Cinco maneiras de saborear a lampreia… num só prato

14 Março, 2017 - 10:01

174

0

Festival «Sabores da Lampreia» começa na sexta-feira e prolonga-se até domingo, em São Pedro da Torre.

Uma mão cheia de formas de apresentar a lampreia. E todas elas num só prato. A inovação vai estar presente na próxima edição do Festival “Sabores da Lampreia” a decorrer na localidade de São Pedro da Torre, em Valença, entre sexta-feira e domingo.
Lampreia à Bordalesa, Arroz de Lampreia, Fumada/Grelhada, Assada no Forno, Recheada ou o prato dos cinco sabores, são os tipos de lampreia que a tradição convida a saborear. Este é já considerado o melhor festival do mundo não só pela quantidade de lampreias saboreadas, mas também pela variedade, riqueza e originalidade dos pratos.
A melhor lampreia do mundo, pescada artesanalmente no Minho e confecionada por cozinheiros especializados vai-se apresentar, no Festival Gastronómico, genuína, revelando todos os segredos ancestrais dos seus sabores.
Valença tem duas comunidades de pescadores secularmente ligadas ao rio Minho e à pesca da lampreia, São Pedro da Torre e Cristelo Côvo, onde as redadas, proporcionam as divinas lampreias que marcam esta temporada gastronómica.
Pescadas nas últimas semanas têm estado a ser apuradas em tanques da Associação Sabores do Rio Minho, em água corrente. A técnica é antiquíssima e conhecida por “bater a lampreia”, um modo que enrije-se a sua carne, o que permitirá, aquando da sua confeção, pratos de excelência. “Sabores da Lampreia” é uma genuína festa gastronómica valenciana que, ano após ano, se tem afirmado como o maior evento gastronómico da região dedicado à lampreia.

Últimas