PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: CIM Alto Minho dá exemplo e instala painéis fotovoltaicos no edifício administrativo

17 Dezembro, 2021 - 22:24

523

0

CIM quer que, “até 2050, o Alto Minho seja um território com balanço nulo de energia”.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) instalou, na cobertura do seu edifício administrativo de Valença, um sistema solar fotovoltaico modular composto por 23 painéis, com capacidade de expansão. O objetivo, explica, é “melhorar o desempenho energético ambiental”.

 

Com uma potência instalada de 10kW e uma capacidade de produção que ronda os 14.167kWh/ano, “este sistema garantirá o fornecimento de eletricidade produzida in loco a partir do recurso energético endógeno renovável, sendo o excedente canalizado para a rede de distribuição, otimizando assim a eficiência energética global das instalações e permitindo o consumo de eletricidade 100% renovável no referido edifício de serviços”, explica a CIM.

 

Esta iniciativa integra um projeto piloto de âmbito mais alargado que, para além da instalação do sistema fotovoltaico supra referenciado, “prevê a realização de um estudo de viabilidade económico-financeira, bem como a produção de um relatório de acompanhamento e monitorização da evolução, quer dos consumos energéticos, quer da produção de eletricidade renovável”.

 

A instalação é de “caráter demonstrativo”. No entanto, a CIM Alto Minho “pretende posteriormente impulsionar a produção/ utilização de “energia verde” descentralizada nos edifícios do Alto Minho – públicos, privados e residenciais – apoiando a transição energética e a descarbonização da economia; diminuindo a dependência energética; melhorando a gestão da procura e reduzindo os custos relacionados com a energia”.

 

Tudo para que, “até 2050, o Alto Minho seja um território com balanço nulo de energia”.

 

 

[Fotografia: CIM Alto Minho]

Últimas