PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: CILV acolhe este sábado concerto em homenagem ao Maestro Sousa Morais

12 Outubro, 2019 - 11:37

348

0

PUB O Centro de Inovação e Logística de Valença (CILV) acolhe este sábado um concerto da Sociedade Filarmónica de Crestuma. O espetáculo insere-se nas comemorações do centenário da morte do Maestro Sousa […]

PUB

O Centro de Inovação e Logística de Valença (CILV) acolhe este sábado um concerto da Sociedade Filarmónica de Crestuma. O espetáculo insere-se nas comemorações do centenário da morte do Maestro Sousa Morais, conceituado Chefe de Banda militar e compositor, nascido em Valença. É considerado um dos maiores criadores de música para banda em Portugal.

Recorde-se que Valença esta a assinalar esta efeméride com um ciclo de eventos que arrancou no passado dia 4 de outubro  com a abertura da exposição Centenário da Morte do Maestro Sousa Morais, no Arquivo Municipal.

O espetáculo desta noite tem início marcado para as 21h30.

No próximo sábado, também no CILV e à mesma hora, será a vez da Banda de Música Popular de Tui dar um concerto em homenagem ao maestro.

A fechar, no dia 26 de outubro, a Banda da União Filarmónica de Troviscal presta a sua homenagem com um concerto a ter também lugar no CILV, às 21h30.

 

Compositor de Mais de 300 Obras

 

O percurso musical do Maestro Sousa Morais começou a 30 de Setembro de 1872 no Batalhão de Caçadores N.º 7, aquartelado na Praça-Forte de Valença. Daqui percorreu Portugal, de norte a sul, sempre ligado à música, como músico, maestro, professor e compositor.

O seu legado, ainda hoje estudado e interpretado, é composta por um número indeterminado de obras, das quais apenas cerca de 300 estão identificadas e localizadas. Valença está representada na sua obra com a Montanhesa, criada em 1909, evocativa da Romaria da Senhora do Faro.

[Fotografia: Sociedade Filarmónica de Crestuma / Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas