PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Valença

Valença: Centro de Saúde já tem consultas de Endocrinologia

19 Abril, 2022 - 17:37

958

0

Com periodicidade semanal.

Já arrancaram, no Centro de Saúde de Valença, as consultas hospitalares de Endocrinologia. Tratam-se de consultas “descentralizadas” que, segundo a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), eram “um projeto do Serviço há alguns anos, que foi finalmente possível concretizar”.

 

“No Centro de Saúde de Valença, com uma periodicidade semanal, são agora realizadas consultas da especialidade de Endocrinologia nas áreas da Endocrinologia geral, Obesidade e Diabetes, para servir os utentes dos concelhos de Melgaço, Monção e Valença”, refere a ULSAM.

 

A dispersão geográfica do distrito de Viana e consequente distância dos utentes desses concelhos ao Hospital de Viana, agravados pela escassez de transportes públicos, “impediam muitos utentes de manter um seguimento regular nas consultas de Endocrinologia”.

 

Por esse motivo, prossegue aquela unidade, “foram feitos contactos com a coordenadora da UCSP de Valença, Ana Barral Diéguez, com o apoio de José Luis Rodriguez (anterior coordenador da UCSP com quem foi iniciado o processo), no sentido de se criar esta linha mais simples de acesso à Endocrinologia, pelo que utentes daqueles concelhos poderão já ter a sua primeira consulta ou consulta de seguimento em Valença”.

 

Esta iniciativa, realça a ULSAM, “é mais um contributo do Serviço de Endocrinologia, dirigido pela Dra. Ana Maia Silva, no sentido de melhorar a proximidade entre Cuidados Hospitalares e Cuidados de Saúde Primários (CSP) e de garantir o acesso igual a cuidados de saúde para todos os utentes da ULSAM“.

 

Conta com o apoio da Direção do Departamento de Medicina e da Direção do Departamento do ACeS Alto Minho e junta-se ao projeto de Consultoria aos CSP que o Serviço de Endocrinologia promove desde 2018 junto de várias unidades funcionais dos CSP da ULSAM.

 

 

[Fotografia: FB ULSAM]

Últimas