PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Valença

Valença celebrou São Teotónio – Procissão voltou à rua [VÍDEO e FOTOS]

18 Fevereiro, 2023 - 15:05

1758

0

Dia de São Teotónio.

Três anos depois, a Procissão em Honra a São Teotónio regressou às festividades do concelho. Este momento, recorde-se, esteve suspenso em 2021 e 2022 devido às restrições pandémicas.

 

Aconteceu este sábado, dia em que o concelho esta a honrar o santo padroeiro. No final da Eucaristia Solene, como já não se via desde 2020, o cortejo formou e o andor com a imagem de São Teotónio voltou a fazer o circuito habitual na freguesia de Ganfei, onde o Santo nasceu.

 

 

Veja o vídeo [Rádio Vale do Minho]

 

 

 

 

 

Veja as fotos [Rádio Vale do Minho]

 

 

 

 

 

Antes desta Eucaristia Solene, aconteceu logo pela manhã a deposição de uma coroa de flores junto à imagem de S. Teotónio, na Fortaleza.

 

Após a procissão, seguiu-se a Sessão Solene, no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença.

 

No seu discurso, o Presidente da Câmara destacou o forte investimento que o Município tem feito nas mais diversas áreas desde a Saúde, passando pela Habitação, até à Educação.

 

José Manuel Carpinteira reiterou ainda a determinação do Município em reerguer a parede de uma parte do amuralhado da fortaleza que colapsou, devido à tempestade que assolou o Alto Minho no início do ano.

 

“Estamos em contacto permanente com o Governo, através do Ministério da Coesão Territorial, para a mobilização de recursos financeiros necessários à respetiva reconstrução. Estamos determinados e vamos reagir com o espírito combativo intrínsecos à identidade valenciana”, assegurou.

 

Melhorar a rede viária local é outra das prioridades do Executivo para os próximos meses. Desta lista faz também para a Habitação, com a disponibilização de mais espaços condignos a quem precisa.

 

“Vamos continuar a requalificar os bairros sociais. Vamos implementar uma nova estratégia local de habitação, num investimento de 10 milhões de euros até 2026”, referiu.

 

Outro desafio no horizonte da equipa liderada por José Manuel Carpinteira passa por atrair mais investimento e emprego qualificado.

 

“Trabalharemos na requalificação e alargamento do Parque Empresarial ambicionando a captação de mais e melhor investimento privado. Desta forma, teremos mais capacidade de atrair e fixar população. São objetivos desafiantes mas, simultaneamente, estimulantes”, apontou.

 

 

 

 

Árbitra Internacional de Valença distinguida

Filipa Cunha, árbitra de futebol natural de Valença, recebeu nesta sessão a Medalha e Reconhecimento de Mérito Municipal por parte do Município de Valença. Na origem, recorde-se, está a recente nomeação desta profissional como árbitra internacional.

 

Com esta nomeação, passaram a ser 38 os representantes portugueses na FIFA e UEFA, mais 2 que em 2022, ao mesmo tempo que cresce igualmente o número de VAR, passando de 7 para 8.

 

Nesta sessão, foram ainda homenageados o Padre José Maria Pereira do Vale, “como reconhecimento pelas bodas de ouro sacerdotais e pelo intenso trabalho desenvolvido na área social e cultural”.

 

Recebeu também aquele galardão a Associação Cultural e Pedagógica Ponte… nas Ondas!, “com um amplo trabalho pedagógico sobre a identidade comum entre a Galiza e o Norte de Portugal recentemente reconhecido pela UNESCO”.

 

 

Empresas homenageadas

Nesta sessão foram também distinguidas várias empresas do concelho com a medalha de Reconhecimento de Mérito Empresarial:

 

  • BDJZ – FarmáciaCentral;
  • Centro Óptico Ibérico;
  • Laboratório Drª Helena Rodrigues;
  • Restaurante Casa Álvaro;
  • Servive Portugal e Vilarinho & Sousa.

 

Estas empresas foram recentemente galardoadas com o prémio PME Excelência pelo IAPMEI.

 

 

São Teotónio nasceu em 1082 na freguesia de Ganfei, em Valença. Faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. É o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa.

 

É conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1.000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

 

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas