PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Carpinteira quer afinar “oferta formativa” do ensino ao tecido empresarial local

24 Setembro, 2022 - 11:49

336

0

Congresso Internacional de Formação para o Trabalho – Norte de Portugal Galiza.

O presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, defende a “necessidade de se trabalhar territorialmente na adequação da oferta formativa das nossas instituições de ensino ao tecido empresarial local, facilitando o acesso dos nossos jovens ao mercado laboral e às oportunidades de emprego existentes”.

 

Um alerta deixado pelo autarca valenciano durante o 22º Congresso Internacional de Formação para o Trabalho – Norte de Portugal Galiza, realizado quinta e sexta-feira no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais, naquele concelho.

 

Durante a sua intervenção, Carpinteira apontou também a “necessidade de maximizarmos a preponderância dos serviços de orientação vocacional, de forma a auxiliar os jovens a explorar as suas competências e a fazerem as suas escolhas profissionais”.

 

Em sintonia, a Vice-Presidente da Câmara, Ana Paula Xavier, referiu que “os temas que foram abordados nesta conferência merecem uma reflexão profunda, como a que foi feita neste congresso, por parte dos agentes políticos, das entidades relacionadas com o trabalho, o emprego e a formação, das empresas e dos trabalhadores”.

 

“Acredito que, estabelecendo sinergias, temos condições únicas para construir um futuro de esperança para o Emprego, a Formação Profissional e a Economia do Norte de Portugal e da Galiza”, disse a autarca.

 

Foram dois dias de debate com o tema principal Descontinuidades – No tempo, nos modos, no trabalho, na formação, na orientação.

 

A conferência contou com um vasto leque de oradores com destaque ainda para a presença do Secretário de Estado da Educação, António Leite, do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, do Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Domingos Lopes, da Conselheira de Promoción do Emprego e Igualdade da Xunta de Galicia, María Somoza e do Professor Doutor Sobrinho Simões.

 

Para além das conferências e das mesas redondas de debate, o congresso incluiu visitas guiadas aos centros históricos de Valença e Tui.

 

A iniciativa foi da delegação regional do Norte do Instituto do Emprego e Formação Profissional, em colaboração com a Universidade do Porto, a Junta da Galiza e a Universidade de Santiago de Compostela.

 

 

[Fotografia: Município Valença]

Últimas