PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Carnaval estreia-se no Jardim Municipal – Soma-se à festa dos 100 anos dos bombeiros

27 Fevereiro, 2019 - 15:52

196

0

O Jardim Municipal de Valença vai ser palco, nos próximos dias 4 e 5 de março, das Festas de Carnaval do concelho. De acordo com fonte autárquica, os festejos irão […]

O Jardim Municipal de Valença vai ser palco, nos próximos dias 4 e 5 de março, das Festas de Carnaval do concelho. De acordo com fonte autárquica, os festejos irão ser feitos de mãos dadas com os Bombeiros Voluntários de Valença que este ano celebram 100 anos de vida.

Em 12 de Outubro de 1910, apenas uns dias após a implantação da República, um grupo de raparigas e rapazes da melhor sociedade de Valença, decidiram realizar no Teatro Valenciano, um sarau musical a favor da ideia da criação dos Bombeiros em Valença. Tal espectáculo foi um êxito. Atos desta natureza prosseguiram até 1916, ano em que foram feitos vários peditórios à população.

Em 1917 deflagrou um violento incêndio num prédio da antiga Rua Direita. Tal fatalidade originou um certo movimento na população de Valença, onde ainda não existia um Corpo de Bombeiros, mas tão somente uma bomba da antiga Companhia da Bomba, propriedade da Câmara Municipal. Contudo, não existia pessoal devidamente preparado. Só em 1919, e depois de novo grande incêndio, se reactivou a movimentação dos Valencianos, no sentido da criação dos seus Bombeiros. Então, no mês de junho, celebrou-se uma reunião dos habitantes de Valença e dela resultou a nomeação de uma comissão organizadora, para a fundação dos Bombeiros e a elaboração dos seus estatutos, os quais foram aprovados por Assembleia Geral de 27 de Julho de 1919.

Desde então, não descansaram um só momento, e os Bombeiros de Valença começaram a ter forma, mercê de muito sacrifício e da muita dedicação à causa para a qual lançaram ombros com o maior entusiasmo todos os valencianos, iniciando-se a escolha e compra de material contra incêndios.

Era necessário então um Quartel-sede. Nesse sentido dirigiram-se ao Governador Militar da Praça-Major Inácio Severino de Melo Bandeira, a quem Valença muito deve, o qual conseguiu a cedência do prédio militar denominado Antigo Armazém de Material. Avançaram os trabalhos e em 19 de Setembro de 1920, o sonho transformava-se em grata realidade, inaugurando-se a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valença e respectivo Corpo Activo, equipado com três bombas braçais e um carro para o transporte de seis homens e que servia para puxar as bombas, com cavalos ou muares.

 

Carnaval em carpa gigante

 

A folia dos valencianos vai ter lugar numa grande carpa a ser instalada no Jardim Municipal. Uma estreia em toda a história carnavalesca do concelho. No dia 4, segunda-feira, a festa começa pelas 23h00. Com o apoio de vários bares da cidade, a noite promete muita música e muitas surpresas para todos os participantes. Ao palco vão subir a Banda Red, DJ Souto e DJ Pedro Lima.

No dia seguinte, terça-feira, o mesmo local abre portas também aos mais novos para que possam dar largas à alegria carnavalesca. Está prevista a realização de um baile infantil. A animação musical estará a cargo do Grupo Duo Magia. De referir que, de acordo com a organização, haverá mais de 2 mil euros em prémios nestes dois dias. De referir que na próxima sexta-feira, a partir das 10h00, realiza-se o habitual cortejo de Carnaval escolar e pré-escolar do concelho.

Estas festas carnavalescas contam, entre outros, com o apoio do Município de Valença.

 

Festa de Carnaval de Valença este ano com sabor mais carregado devido ao centenário dos Bombeiros locais

PUB

Últimas