PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

3

1

Valença

Valença: Caos na A3 no acesso a S. Pedro da Torre – Marcha lenta em protesto contra o IUC [VÍDEOS]

1 Novembro, 2023 - 10:42

4180

0

Protesto.

Prometeram. Cumpriram. O trânsito entupiu ao início da manhã desta quarta-feira ao início da A3, sentido Valença/Porto, no acesso a S. Pedro da Torre. 

 

Ambas as faixas paradas. Ou em trânsito lento.

 

É o resultado de uma marcha lenta em protesto contra o já anunciado aumento do Imposto Único de Circulação (IUC) a partir de 2024.

 

Vale referir que este protesto está já a travar centenas de visitantes – sobretudo galegos – à Feira dos Santos, em Cerdal, que todos os anos atrai milhares de visitantes.

 

 

Veja o vídeo [créditos: Bruno Ribeiro]

 

 

Veja o vídeo [créditos: Bruno Ribeiro]

 

 

 

Veja o vídeo [créditos: Bruno Ribeiro]

 

 

Em causa está uma medida contemplada na proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) que altera as regras de tributação, em sede de IUC, para os veículos da categoria A de matrícula anterior a 2007 e motociclos (categoria E), determinando que estes deixem de ser tributados apenas com base na cilindrada (como sucede atualmente), passando a ser considerada a componente ambiental.

 

O jornal ECO, por exemplo, já mostrou contas.

 

De acordo com a consultora Deloitte, um carro com aquelas características e com matrícula de maio de 2005, pagou este ano 19,34 euros de Imposto Único de Circulação, mas verá o IUC atingir 96,92 euros (uma subida de 401%), ao longo dos próximos quatro anos.

 

A Feira dos Santos é considerada o principal evento de outono da Euro região Galiza-Norte de Portugal, recebendo portugueses e espanhóis em perfeita comunhão, numa tradição secular.

 

 

[Fotografias: Bruno Ribeiro]

Tópicos:

#A3#IUC#Protesto

Últimas