PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Canhões seculares deram espetáculo brutal na Fortaleza – Veja o VÍDEO

13 Julho, 2019 - 15:24

762

0

PUB “Fogo à peça!”. Enorme estrondo. Foi assim ao princípio da tarde deste sábado em Valença. Várias dezenas de locais e turistas deliraram com uma demonstração de tiros de canhões […]

PUB

“Fogo à peça!”. Enorme estrondo. Foi assim ao princípio da tarde deste sábado em Valença. Várias dezenas de locais e turistas deliraram com uma demonstração de tiros de canhões seculares proporcionada por uma equipa vinda de Almeida, concelho também dotado de uma fortaleza abaluartada.

Embora com pólvora seca, o realismo dos disparos impressionava. Sobretudo a quem nunca tinha ouvido o disparo de um canhão ao vivo. A intensidade do estrondo fez com que muitos se questionassem sobre a quantidade de lesões auditivas que aquelas armas terão provocado aos soldados que as manejaram em tempos de combates à séria.

O objetivo foi recriar um pouco do cenário vivido durante a 2ª invasão francesa. Valença voltou ao mês de abril de 1809, quando o exército francês liderado pelo marechal Soult cercou Valença. Durante estes dias de ocupação, ficaram para a história como escaramuças, pressão militar, assaltos à Câmara Municipal e às igrejas, com o roubo de ouro, prata, relíquias e viveres e a defesa inteligente do Governador da Praça de Valença, Custódio César de Faria.

“É um dia diferente. Recorde-se que quer Valença, quer Tui, quer Almeida foram alvo de ataques cerrados. O que estamos a fazer é uma pequena recriação sem inventar nada”, sublinhou o presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes, aos jornalistas.

O próprio autarca teve também a oportunidade de disparar um dos canhões. Foi a primeira vez que o fez. “Apesar do algodão que eu tinha nos ouvidos, o impacto é muito forte”, contou com uma gargalhada. “Agora imaginem naquele tempo. Eram tiros sucessivos”.

Durante a tarde, houve ainda animação cultural e histórico-militar do acampamento histórico e zonas envolventes; exercícios histórico-militares de infantaria e artilharia; demonstrações de disparos de mosquetes (com pólvora seca) e de peças de artilharia; colocação de rondas e sentinelas e marchas pela muralha; interação com o público, em contexto didático e pedagógico. Realizou-se ainda um baile popular oitocentista, na Praça da República. 

A iniciativa foi organizada pelo Município de Valença e Grupo de Recriação Histórica do Município de Almeida. Integra-se na candidatura da Fortaleza de Valença a património mundial junto da UNESCO.

 

Veja as imagens dos disparos de canhão que encantaram locais e visitantes de Valença

 

 

PUB

Últimas