PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Caminhos de Santiago com novos marcos e nova sinalética

25 Julho, 2017 - 18:27

148

0

Presidente da Câmara de Valença congratula-se com o cada vez maior número de peregrinos a passar pela cidade.

Foi inaugurada esta terça-feira, em Valença, a nova sinalética do Caminho da Costa e também os novos marcos do Caminho de Santiago. A presidir à cerimónia esteve o presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes, e Rafael Bargiela, Diretor do Plano Xacobeo. Em pleno dia de S. Tiago, o edil valenciano fez questão de referir que Valença está intimamente ligada a este santo. “Já no tempo dos reis e rainhas se faziam peregrinações a Santiago de Compostela”, lembrou o presidente da Câmara às muitas crianças que também assistiram atentamente à conferência de imprensa dada no final das cerimónias. Inevitavelmente, Jorge Mendes lembrou o conjunto de homens e mulheres que há 30 anos atrás andaram a pintar por aí umas setas amarelas sendo poucos aqueles que saberiam a altura a real utilidade da sinalética improvisada. No entanto, frisou Jorge Mendes, toda a região norte veio a beneficiar muito com os peregrinos de Santiago de Compostela. “No ano passado foram quase 60 mil os que por cá passaram. No final do mês passado já se registavam 42 mil. Este é um movimento muito interessante em termos de imagem para Valença, para a região e para o nosso país”, considera o autarca valenciano. “Com este gesto estamos também a prestar uma homenagem aos nossos vizinhos galegos e a dizer-lhes obrigado por estarem connosco nesta aventura dos Caminhos de Santiago”, acrescentou.
Por sua vez, o Diretor do Plano Xacobeo optou por recordar também uma história de um homem que nos anos 80 andava também pela Galiza a dar continuidade às setas amarelas em direção a Santiago de Compostela. “Um agente da Guardia Civil viu aquilo e perguntou-lhe o que estava a fazer. «Estou a planear uma invasão!», respondeu o homem”, contou Rafael Bargiela. A sala deu uma gargalhada.
O que é certo é que, nas palavras do responsável galego, a «invasão» a Santiago de Compostela aconteceu mesmo. “Existem quase 200 países no mundo. Destes, 178 já visitaram Santiago de Compostela. Como podem ver, foi uma invasão!”, disse com um sorriso.
O Caminho Português (Central) a Santiago de Compostela é hoje o itinerário mais utilizado em Portugal como via de peregrinação a Santiago que segue trajetos antigos, atravessa bosques, campos agrícolas, aldeias e cidades.
O Caminho da Costa, partindo do Porto e passando pelos concelhos de Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, ganhou relevância durante a Idade Moderna e sobretudo a partir do século XVIII, sendo utilizado pelas populações costeiras e pelos que desembarcavam nos portos marítimos. Nesse período foi um dos eixos mais importantes para alcançar Santiago de Compostela.

Últimas