PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Avenida de Cristelo vai ganhar uma nova ciclovia e novos espaços verdes

19 Maio, 2020 - 17:24

276

0

PUB A avenida de Cristelo, em Valença, vai ganhar uma nova ciclovia. A obra será constituída por passeios, via de acesso com dois sentidos, nova cortina de árvores, nova iluminação e […]

PUB

A avenida de Cristelo, em Valença, vai ganhar uma nova ciclovia. A obra será constituída por passeios, via de acesso com dois sentidos, nova cortina de árvores, nova iluminação e mobiliário urbano prometem dar um figurino mais acolhedor e atrativo à principal porta de entrada da Fortaleza de Valença.

A intervenção nesta avenida decorre, também, ao nível das infra-estruturas, nomeadamente com a renovação do sistema de recolha de águas pluviais.

A requalificação da avenida insere-se no projeto da nova rede ciclável que está a nascer na cidade de Valença, com 2.800 metros e um investimento de 633 mil euros. Até ao final do ano Valença terá uma nova ciclovia que ligará os principais polos da cidade.

 

Novo Corredor Verde

 

Com esta obra, Valença vai ganhar também novos espaços verdes. “As tílias da avenida de Cristelo encontravam-se doentes, com podridão de tronco e fraco desenvolvimento radicular, sem possibilidade de recuperação pelo que se optou pela sua substituição por uma nova cortina verde de árvores”, explica o Município.

A par da Avenida de Cristelo a intervenção alarga-se ao Colégio Português, Rua de Frei Santa Rosa de Viterbo e Avª Sá Carneiro o que permitirá ligar, com um percurso verde, a Fortaleza, o Centro Coordenador de Transportes, a Estação dos Caminhos de Ferro / praça de táxis, o Centro de Interpretação da Ecopista do Rio Minho e a ESCE – Escola Superior de Ciências Empresariais.

“Valença é uma cidade atenta aos novos desafios e estilos de vida, tenta adaptar-se para ter uma resposta positiva, que garanta conforto, qualidade de vida e melhor ambiente aos que aqui vivem e a quem a visita. A ciclovia urbana que se está a construir vai permitir circular de bicicleta pela cidade, num corredor dedicado, em segurança, sem incomodar os que circulam a pé e sem barreiras ou obstáculos inapropriados”, aponta a autarquia.

Esta obra decorre no âmbito do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Valença e é financiada pelo programa Norte 2020 – FEDER em 85% sobre o montante elegível.

 

PUB

Últimas