PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Autarquia espera novas enchentes nos próximos festivais gastronómicos

2 Abril, 2015 - 08:10

209

0

Depois dos mais de cinco mil visitante no ‘Sabores da Lampreia’, a Câmara valenciana conta repetir o feito muito em breve.

Depois dos mais de cinco mil visitantes registados no Festival ‘Sabores da Lampreia’, a Câmara de Valença espera novas enchentes nos próximos eventos gastronómicos a ter lugar no concelho. O próximo é o ‘Sabores da Aldeia’. Realiza-se entre 17 e 19 de Abril. Os enchidos e o presunto, acompanhados da tradicional broa de milho, as pataniscas,
o bolo do tacho, o anho assado no forno, os rojões, o cozido à portuguesa, a feijoada, a sopa à lavrador, o arroz de sarrabulho, o bacalhau, o arroz malandro, os queijos, as belouras, as moelas, os bolinhos de bacalhau, a bola, a orelha de porco e o caldo verde de Valença, são algumas das iguarias que estão a ser saboreadas. Acompanham a doçaria tradicional e os vinhos verdes locais, num convite a descobrir a gastronomia valenciana. “É um evento onde convidamos todas as associações culturais do concelho para a confeção dos diversos pratos regionais e mostrar o que de melhor se faz no Alto Minho. Será uma forma de divulgarmos a nossa gastronomia a todos os que visitem Valença nessa altura”, explicou à Vale do Minho José Monte, vereador na Câmara valenciana.
Duas semanas depois chega a ‘Fortaleza de Chocolate’. Nos dias 1, 2 e 3 de Maio, Valença vai tornar-se numa enorme exposição e venda de chocolates. À semelhança dos anos anteriores, não vão faltar bombons, crepes, waffles, licores, hidromel, pão de ló, pizzas, cake pops, bombocas, frutas, ginjas e doçaria variada. “O objetivo passa por promover Valença e a nossa Fortaleza. Queremos atrair turistas, desta vez com o chocolate como pano de fundo para que possamos manter esta linha de cidade ativa com um dinamismo associada à parte turística, ao património e ao comércio”, continuou o autarca.
Já mais perto do Verão, a 13 e 14 de Junho, chegam os ‘Sabores Serranos’. Uma mostra que vai privilegiar o que de melhor se faz ao nível do fumeiro valenciano. Os enchidos, o presunto, o arroz de sarrabulho, o bolo do tacho, as belouras, o leitão e a orelha de porco, acompanhados da tradicional broa, do caldo verde de Valença prometem fazer as delícias dos visitantes. “Servirá sobretudo para dinamizar também o setor do fumeiro, que é importante nesta região”, realçou José Monte.

Últimas