A imprensa galega está a dar destaque à presença da Fortaleza de Valença na final do concurso 7 Novas Maravilhas de Portugal.
O derradeiro desafio está marcado para o próximo sábado, dia 12 de setembro. O jornal galego Metropolitano destaca que “apenas o rio Minho separa a comunidade galega de um dos grandes tesouros patrimoniais do país vizinho”.
Lembra aquele jornal que a Fortaleza está entre os destinos de eleição de muitos galegos para um passeio ao fim de semana ou feriados.
“É uma candidatura que leva história, identidade, memória e património e que representa o orgulho de um território com laços muito fortes com a Galiza”, realça.
“Para Valença, este concurso vai muito mais além do que conquistar um título. É uma oportunidade de afirmar perante todo o país a força, a beleza e a singularidade do património do Minho”, refere ainda o Metropolitano.
Nas linhas finais, o jornal galego lembra que votação continua a decorrer e recorda que o número para votar na Fortaleza de Valença é 761 207 003 [chamada de valor acrescentado].
A Fortaleza de Valença é, aliás, o único finalista de todo o Minho neste concurso. Assim, o Município local, presidido por José Manuel Carpinteira, “convoca agora todos os minhotos para uma grande mobilização”.
Em nota divulgada, a autarquia lança um apelo aos 24 concelhos do Minho para uma votação massiva na Fortaleza. E não é para menos, dado que há dois fortíssimos candidatos a derrotar: a Fortaleza S. João Baptista, em Angra do Heroísmo, nos Açores; e o Castelo de Leiria.
“Uma chamada pode fazer história”, lembra o Município de Valença.
Comentários: 0
0
0