PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença assinalou Dia Internacional do Patrimonio Imaterial

27 Outubro, 2024 - 01:48

1

0

Iniciativa partiu da Associação Cultural “Ponte nas Ondas”.

Valença assinalou o Dia Internacional do Património Imaterial.

 

O Município celebrou a data com várias atividades na escola sede do Agrupamento, subordinadas ao tema Vozes e Imagens do Património Imaterial Galego-Português.

 

Das atividades destacou-se a inauguração da exposição “Imagens do Património” constituída por trabalhos realizados pelos alunos no âmbito do concurso “Imagens do Património”, promovido pela Ponte…nas ondas.

 

Seguiu-se a conferência “Afinal… o que é património cultural imaterial?”, onde foi abordado o conceito de património cultural imaterial (PCI) e onde estiveram alunos e professores da escola sede.

 

A conferência contou com intervenções do antropólogo Álvaro Campelo, da professora Lourdes Carita, da técnica de museologia do Núcleo Museológico de Valença e do músico Augusto Canário.

 

O vereador da Educação da Câmara Municipal, Arlindo de Sousa, acompanhou as diversas atividades destacando que “Valença está a desenvolver um interessante trabalho na inventariação, estudo e preservação do património imaterial do Concelho que já levou à classificação da Feira dos Santos. A Câmara Municipal já submeteu, também, a candidatura do Lanço da Cruz e tem outros valores patrimoniais de interesse para PCI em perspetiva”.

 

“Com estas ações pretendeu-se sensibilizar a comunidade escolar de Valença para a importância do património cultural imaterial, aproveitando a primeira celebração global do Dia do Património Cultural Imaterial”, refere a autarquia.

 

A iniciativa partiu da Associação Cultural “Ponte nas Ondas” e contou com a colaboração da Câmara Municipal de Valença e do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.

 

O dia 17 de outubro marcou a celebração, pela primeira vez, do Dia Internacional do Património Cultural Imaterial.

 

Em Portugal, são sete os bens inscritos na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da Humanidade e mais de cinquenta as manifestações já inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), da responsabilidade do Património Cultural, I.P.

 

Há 21 anos, exatamente no dia 17 de outubro, no decurso da 32ª Conferência Geral da UNESCO, era aprovada a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que entrou em vigor no dia 20 de abril de 2006 sendo ratificado, em Portugal, a 21 de maio de 2008.

 

O objetivo, há duas décadas como hoje, é sensibilizar para a diversidade e riqueza deste património vivo, com vista à sua salvaguarda e continuidade.

 

 

 

 

[crédito fotografia: Município Valença]

Últimas