PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença assinala seis anos de elevação a cidade esta sexta-feira

12 Junho, 2015 - 08:20

276

0

Aos microfones da Vale do Minho, a autarquia sublinhou o esforço que tem feito para escapar ao mapa ‘Portugal de Baixa Densidade’.

Valença assinala hoje seis anos de elevação a cidade. Foi a 12 de junho de 2009 que, por unanimidade na Assembleia da República,
Valença tornou-se na segunda cidade do distrito de Viana do Castelo. O ponto alto das celebrações deste ano está marcado para mais logo à noite. Os Paços do Concelho recebem, pelas 21h30, a apresentação da obra “Ruas de Valença – Passo a Passo”.O livro é da autoria do historiador Valenciano Pinto Neves. “No fundo, pretende dar a conhecer o que foi a cidade desde os tempos da Contrasta até aos tempos de hoje”, adiantou o vereador José Monte aos microfones da Vale do Minho.
Recorde-se que Valença é um dos quatro concelhos entre os 10 do Alto Minho que ficaram de fora do mapa «Portugal de Baixa Densidade». O documento apresentado pelo Governo já mereceu várias críticas na região. Apesar de Valença estar de fora, José Monte mostra-se preocupado. O autarca admite que o estatuto de cidade implica esforços acrescidos nesta zona do país. “Temos de ter todas as estruturas que combatem esta baixa densidade. Estamos a dar os primeiros passos e o êxito da nossa cidade passa muito pela aceitação desse projeto por parte da população local. Esperemos que Valença se afirme cada vez mais, sobretudo agora com Tui através da Eurocidade. Este projeto vem congregar duas cidades para haver cada vez mais envolvência e atraírmos novos investidores”, realçou José Monte.
Com seis anos de vida, a cidade de Valença recebeu o foral das mãos do rei D.Sancho I. Chamava-se “Contrasta” na altura”. O nome atual seria adotado em 1252. Apresenta hoje 117 quilómetros quadrados, 11 freguesias e 14 127 habitantes, de acordo com os dados do INE referentes a 2011.

Últimas