PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença assinala Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância

6 Abril, 2018 - 08:45

178

0

Valença assinala durante este mês de abril o Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, em parceria com a Câmara Municipal […]

Valença assinala durante este mês de abril o Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância. A Comissão de
Proteção de Crianças e Jovens, em parceria com a Câmara Municipal de Valença, vai dinamizar um conjunto de atividades, com destaque para a marcha Caminhar por um Sorriso, a realizar-se dia 13 de abril. A atividade tem início às 14h30, a partir do Largo das Cortinas de São Francisco. Segue pelo Largo das Portas do Sol, Rua Dr. Ilídio do Vale, Praça da República, Rua Dr. Mouzinho de Albuquerque (Rua Direita), Travessa do Passadiço, Rua da Oliveira, Rua Dr. Ilídio do Vale, Largo das Portas do Sol e novamente Largo das Cortinas de São Francisco. O objetivo é sensibilizar e alertar a comunidade para a prevenção dos maus tratos a quemuitas crianças e j ovens são sujeitos.

A campanha arrancou esta semana, com a distribuição de Laços Azuis por toda a cidade, nos estabelecime ntos comerceiais e na comunidade escolar. À semelhança de anos anteriores, a CPCJ vai também levar a cabo várias iniciativas no âmbito deste Mês de Prevençãodos Maus Tratos na Infância’, tais como o Dia do Desporto, neste sábado, dia 7 de abril, subordinado ao tema Trilhos em Família. A caminhada vai ter lugar em Tui, e é direcionada a todas as famílias. O início está marcado para as 9h00.

No dia 9 de abril, o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho vai ser palco de uma ação de sensibilização sobre Violência no Namoro. É uma atividade dirigida aos alunos do ensino secundário. A 13 de abril, conforme foi já referido, realiza-se a marcha Caminhar por um Sorriso. Cinco dias depois, a 18 de abril, a EB1 de Valença recebe uma tertúlia intitulada Proteção à Infância e Juventude: desafios, intervenções e limitações. É um encontro dirigido sobretudo a pais e encarregados de educação. Tem início às 21h30.

Entre 19 e 27 de abril, o pré-escolar e o 1º Ciclo vão Dançar ao Ritmo dos Direitos da Criança. É também uma atividade a cargo do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.

 

Porquê um laço azul?

 

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na cidade de Virgínia, nos Estados Unidos da América, quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para fazer com que as pessoas se questionassem.

A história que Bonnie Finney contou a todos os que a questionaram era trágica. A sua neta estava a ser vítima de maus tratos por parte da mãe e do namorado desta. Pior: A violência lá em casa já tinha provocado a morte do seu neto de forma brutal. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

Últimas