PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença assinala este fim-de-semana o centenário da I Guerra Mundial

25 Julho, 2014 - 07:12

168

0

Comemorações começam este sábado, com uma mostra de viaturas pandur do Exército Português, nas Portas do Sol, entre as 10h e as 24h00.

Valença evoca este fim-de semana o Centenário da 1a Guerra Mundial, com mostra de viaturas militares na Fortaleza, concerto da Banda Militar do Porto, a exposição “1a Guerra Mundial – Valencianos nas Trincheiras” e a “Operação Fortaleza”.
As comemorações começam este sábado, com uma mostra de viaturas pandur do Exército Português, nas Portas do Sol, entre as 10h e as 24h00. Uma mostra que pode ser visitada, ainda, no domingo entre as 9h e as 18h00. O Núcleo Museológico vai receber a exposição “1a Guerra Mundial – Valencianos nas Trincheiras”, com inauguração marcada para as 21h00 de sexta-feira. Uma exposição que estará patente ao público, até 30 de Novembro. “Com esta iniciativa Valença regressa ao passado quer com a atuação da Banda Militar, quer com o testemunho e exposição alusivas à 1a Guerra Mundial. Além de recordar um período da história, é também o momento para homenagear as mais de duas centenas de valencianos que integraram o Corpo Expedicionário Português e, muitos deles, não voltaram a casa”, realça o presidente da Câmara, Jorge Mendes.
As comemorações contam, também, um concerto da Banda Militar do Porto, sábado, às 22h00, na Coroada – Fortaleza. Valença com larga tradição de bandas militares, desde 1927, com a desativação da estrutura militar local, nunca mais tinha recebido uma banda do Exercito Português.
No âmbito do concerto o ex-Combatente, Major Alberto Pereira de Castro, deixará o seu testemunho com o tema “Da Crueldade da Guerra ao Compromisso das Gerações”.
Um fim de semana enriquecido com a “Operação Fortaleza de Valença”, com atividades e airsoft, rapel e uma reencenação histórica.

Últimas