Valença já está a aperaltar-se para recuar aos tempos do rei D. Manuel I (1469-1521).
Trata-se de mais uma edição da iniciativa Valença – Na Rota da História.
Conforme avançou a Rádio Vale do Minho em primeira mão, aquele será o rei homenageado na edição deste ano. Foi D. Manuel I que, recorde-se, atribuiu foral a Valença em 1512.
O documento foi oficialmente entregue a Valença, em 10 de novembro de 1516, em frente a Igreja da Colegiada de Santo Estêvão e que atualmente se conserva no Arquivo Municipal de Valença.
O monarca foi também responsável por um significativo crescimento urbano de Valença do Minho durante o século 15.
De acordo com os vários estudiosos, a este rei se devem desenvolvimentos e ampliações da Fortaleza de Valença por forma a fortalecer a eficácia na defesa contra o inimigo.
À semelhança do ano passado, cuja estreia resultou num grande êxito, será uma recriação histórica que vai transportar a população.
Desta vez até ao século 15, tempo em que o rei D. Manuel explorava novos mundos, mas que também se preocupava com a defesa do reino.
[Fotografia: Cedida à Rádio Vale do Minho]
A animação será uma constante com carroceis medievais, passeios a cavalo e de charrete, falcoaria, acampamento do povo com a taberna “O Caldeirão” com comida ao vivo e instrumentos de tortura, jogos medievais, acampamento militar com mostra de armas e salas de armas e o carismático domador de cobras.
As áreas do Mercado Medieval estarão localizadas no Largo do Bom Jesus, Rua Major Severino e Rua da Oliveira. As áreas da restauração, com comes e bebes, estarão no Parque de Estacionamento da Coroada, o Acampamento Militar e Liça, onde decorrerão os torneios, no Campo de Marte, na Coroada, a falcoaria e os passeios a cavalo e charrete no Baluarte de São João e o acampamento do povo no revelim do Baluarte do Faro / Largo do Governo Militar.
Confira o programa:
Esta iniciativa é promovida pelo Município de Valença e pela Associação Empresarial de Viana do Castelo.
Comentários: 0
2
1