PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Valença

Valença apela ao Vaticano para colocar imagem de S. Teotónio nesta Igreja

17 Agosto, 2022 - 17:28

411

0

“O papel de São Teotónio na portugalidade, merece o reconhecimento e a perpetuação na memória coletiva dos valencianos”.

O Município de Valença quer ver a imagem de São Teotónio na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma. O templo está localizado no centro da capital italiana. É um dos espaços mais frequentados pela comunidade portuguesa visitante ou residente naquela cidade. 

 

O desafio foi deixado esta quarta-feira pelo presidente da Câmara de Valença ao Monsenhor Agostinho Borges, Reitor do Instituto Português de Santo António em Roma.

 

Uma visita que, explicou a autarquia, enquadrou-se “numa perspetiva de valorização e reconhecimento de São Teotónio, o primeiro Santo Português, na identidade valenciana e de afirmação da sua importância na fundação de Portugal enquanto conselheiro de D. Afonso Henriques”.

 

O Monsenhor Agostinho Borges deu entrada no edifício da Câmara Municipal ao final da manhã. Foi recebido no Salão Nobre.

 

“O papel de São Teotónio na portugalidade, merece o reconhecimento e a perpetuação na memória coletiva dos valencianos e de todos os portugueses”, recordou José Manuel Carpinteira.

 

“A sua perseverança, coragem e determinação demonstradas nas várias peregrinações que fez à Terra Santa, bem como a humildade demonstrada na recusa ao convite para Bispo da Diocese de Viseu, são valores que fazem parte da identidade de Valença e dos valencianos”, prosseguiu o autarca.

 

Com a emblemática imagem de São Teotónio em cima da mesa, Carpinteira deixou o apelo.

 

“Sendo a Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, um pilar da Fé da comunidade portuguesa, seria uma honra para nós ver lá uma imagem de São Teotónio, o primeiro Santo português”.

 

Na resposta, o Monsenhor Agostinho Borges mostrou-se bastante recetivo ao desafio lançado pelo Município, assegurando que numa primeira fase a imagem deverá ficar colocada na Sacristia da Igreja. “Mas penso que há uma certa abertura, envolvendo também a embaixada. Será um momento bonito”, anteviu.

 

A Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, data do século XVII.

 

 

Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma

[Fotografia: DR]

 

 

São Teotónio é o primeiro santo português, padroeiro dos cristãos escravizados, e para Valença a figura maior.

 

Nasceu em 1082 na freguesia valenciana de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162.

 

São Teotónio é o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado cerca de 1.000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

 

 

Veja a galeria de fotos [Rádio Vale do Minho]

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho/DR]

Últimas