PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Valença

Valença: Antiga casa rural torna-se moderno Centro Interpretativo do Mosteiro de Sanfins [FOTOS]

24 Agosto, 2023 - 20:49

1594

0

Sala multiusos, sala de exposições, recepção e instalações sanitárias, são algumas das valências de que este centro dispõe.

A obra do Centro Interpretativo do Mosteiro de Sanfins (CIMOS) está concluída, anunciou o Município de Valença.

 

“Vai proporcionar, em breve, um novo espaço de interpretação, acolhimento e orientação dos visitantes”, adianta.

 

O investimento rondou os 255 mil euros.

 

Uma nova estrutura, à base de granito e traves de madeira, apresentando-se como um bloco distinto mas enquadrado com o ambiente e a arquitetura existente.

 

O novo espaço nasceu a partir do aproveitamento / revitalização da antiga Casa dos Caseiros expandindo-se pelas ruínas laterais.

 

 

Veja as fotos [créditos: Município Valença]

 

 

Sala multiusos, sala de exposições, recepção e instalações sanitárias, são algumas das valências de que este centro dispõe.

 

Este novo espaço pretende “interpretar e dar a conhecer a vida, as vivências, os valores naturais, patrimoniais e históricos do complexo deste mosteiro, proporcionando uma experiência mais rica aos visitantes / turistas”, refere a autarquia.

 

Em Sanfins encontra-se um dos monumentos românicos mais importantes de Portugal, com as primeiras referências a apontarem para o ano de 604 DC.

 

Esta obra, da responsabilidade da Câmara Municipal de Valença, foi financiada pelo FEDER no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE do NORTE 2020.

 

 

 

[Fotografia capa: Município Valença]

Últimas