PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Alunos do 8º ano sensibilizam comunidade escolar para a separação do lixo

16 Dezembro, 2019 - 10:45

771

0

PUB Uma turma de alunos do 8º ano do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, está a sensibilizar a respetiva comunidade escolar para a importância da separação do […]

PUB

Uma turma de alunos do 8º ano do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, está a sensibilizar a respetiva comunidade escolar para a importância da separação do lixo. A iniciativa conta com a parceria da Valorminho, estando enquadrada no Projeto AGIR- A Caminho da Sustentabilidade.

“Este projeto tem como princípios a promoção de valores, na mudança de atitudes e de comportamentos, em relação ao ambiente, de forma a preservar e zelar pela sua sustentabilidade”, explicou Dora Guterres, da Valorminho, à Rádio Vale do Minho.

Segundo a responsável, a iniciativa até acabou por partir dos próprios alunos que alertaram uma das funcionárias para o facto de não estar a ser feita a separação de resíduos na escola. Contactada pela mesma funcionária, a Valorminho propôs a direção da escola a implementação do projeto AGIR, da autoria de Dora Guterres.

“Apesar do tema ser gestão de resíduos, acaba por ser muito mais e tocamos na cidadania”, contou a responsável. “Em janeiro vamos começar a organizar com a escola um EcoFashion, um desfile de moda de materiais reciclados e quero algo em grande….vários miúdos estão interessados em colaborar”, adiantou.

Durante esta semana, sabe a Rádio Vale do Minho, os jovens deverão produzir um vídeo de apelo à separação de resíduos durante o Natal.

O projeto AGIR, A Caminho da Sustentabilidade é uma campanha de sensibilização ambiental promovida pelo Agrupamento de escolas Muralhas do Minho e apoiada pela Valorminho e surge com objetivos ambientais abrangentes.

Visa dotar os alunos dos cursos CEF e PIEF de ferramentas que possam aplicar no seu dia a dia e fomentar as boas práticas de separação trifluxo, abrangendo toda a comunidade escolar: alunos, Professoras, Auxiliares de educação e familiares, entre outros, numa primeira fase.

Numa segunda fase, o grupo de alunos, agentes de sensibilização, poderão alargar o projeto a outras escolas do mesmo agrupamento. Estes alunos serão formados e capacitados para a função de agentes de sensibilização ambiental, com um papel fundamental e primordial em todo o processo.

 

PUB

 

 

Últimas