PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Aí está o novo cais flutuante no rio Minho – Obra promete ajudar em muito pescadores

4 Maio, 2020 - 16:16

215

0

PUB Valença já tem um novo cais no rio Minho. O cais flutuante na freguesia de São Pedro da Torre está terminado. Um  investimento de 105 mil euros que pretende […]

PUB

Valença já tem um novo cais no rio Minho. O cais flutuante na freguesia de São Pedro da Torre está terminado. Um  investimento de 105 mil euros que pretende valorizar a margem ribeirinha, do rio Minho, na parte sul do concelho. 

A estrutura, explica a autarquia, “tem por objetivo melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade dos pescadores que utilizam o rio Minho como forma de vida”.

A nova estrutura é composta por acesso, passadiço flutuante, equipado com fingers e ancoradouro estruturado com estacas metálicas. Possui três pontões com 36 metros de comprimento e dois metros de largura. O acesso desde terra será feito a partir de de uma passagem de 10 metros de comprimento e um metro de largura.

“A obra inseriu-se no projeto municipal de aproximação do concelho ao rio, protegendo, valorizando e potenciando este recurso natural que atravessa Valença de norte a sul, numa extensão de 22 quilómetros”, aponta a edilidade valenciana.

Recorde-se que é em  São Pedro da Torre que se encontra uma das principais comunidades de pescadores do concelho. Esta é uma zona de excelência para a pesca profissional sobretudo do sável e da lampreia no rio Minho. “Com  este novo cais os pescadores ganham uma estrutura de apoio fundamental para desenvolverem a sua atividade”, realça o Município.

“Esta nova estrutura, para além do apoio aos pescadores, abre portas à potencialização dos demais recursos do Rio Minho dinamizando, também, os passeios de barcos turísticos no rio”.

A obra foi desenvolvida pela Câmara Municipal de Valença e contou com um financiamento de do programa PROMAR, através do Mar2020.

 

[Fotografia: Município de Valença]

 

PUB

 

 

Últimas