PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: “O AECT Rio Minho é uma voz política da região muito importante”, diz Jorge Mendes

21 Junho, 2018 - 17:10

202

0

“Este agrupamento transfronteiriço é uma voz política da região muito importante”. Foi com esta consideração que o presidente da Câmara de Valença abriu esta quinta-feira o I Fórum do Rio […]

“Este agrupamento transfronteiriço é uma voz política da região muito importante”. Foi com esta consideração que o presidente da Câmara de Valença abriu esta quinta-feira o I Fórum do Rio Minho, realizado na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) daquela cidade. “O futuro é já amanhã porque hoje já é passado. Para podermos ter o futuro que almejamos, temos de fazer um trabalho conjunto. Foi para isso que o AECT do rio Minho foi constituído”, referiu Jorge Mendes neste encontro de onde saiu a garantia de que o AECT vai avançar em dezembro a Estratégia de Cooperação Inteligente a candidatar aos fundos 2030.  Jorge Mendes, também vice-presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, reforçou que aquele documento constitui-se como “um projeto para a região transfronteiriça se preparar para o futuro”.

 

 

O diretor do AECT Rio Minho, Uxío Benitez viu este encontro como “histórico” e capaz de reunir uma comunidade científica composta por elementos de universidades de ambos os países. Já o presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, definiu o AECT como “uma nova página na cooperação” mas sublinhou a capacidade de “ser audazes e ter credibilidade”. Apresentou por isso “quatro eixos fundamentais a desenvolver”: a governança, com a necessidade de “aproximar os cidadãos do poder político para que acreditem verdadeiramente nele”; a cultura onde “temos a identidade mais bem marcada e uma capacidade enorme de património imaterial e construído”; o ambiente, “onde somos possuidores de um espaço territorial de excelência ambiental e as nossas preocupações devem estar centradas no rio Minho”; a economia onde “não há territórios que consigam fixar as populações se não tiverem emprego”.

 

 

O documento a apresentar em dezembro vai, explicou o presidente da Câmara de Valença, “estabelecer os eixos gerais e objetivos específicos para um desenvolvimento conjunto baseado na utilização e promoção dos recursos endógenos, e na cooperação inteligente entre atores institucionais e sociais de ambas as margens do rio”.

O AECT Rio Minho, com sede em Valença, abrange um total de 26 concelhos: dez da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e 16 concelhos galegos da província de Pontevedra com ligação ao rio Minho.

 

 Presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, entre as individualidades presentes neste encontro

Últimas