PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

Vale do Minho: Temporal provoca desalojados, inundações e quedas de árvores em toda a região

13 Fevereiro, 2016 - 15:20

138

0

Evacuações, quedas de árvores e inundações têm marcado o dia por todo o território.

Está a ser um sábado de vários estragos causados pelo mau tempo que assola o distrito de Viana do Castelo há vários dias. Com o aumento da intensidade da chuva, o fim-de-semana começou da pior forma em vários concelhos do Vale do Minho. Em Valença, ao princípio da manhã, uma comunidade cigana viu-se obrigada a abandonar o acampamento onde vivia devido à subida das águas do rio Minho. “O alerta foi-nos dado por elementos da Câmara Municipal que estiveram no terreno. Numa medida de prevenção, cerca de 20 pessoas foram imediatamente evacuadas e realojadas em habitações camarárias”, disse à rádio Vale do Minho fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo.
A manhã continuou agitada, desta vez em Monção, na localidade de Lodeira onde uma corte de animais teve também de ser evacuada devido ao perigo de inundação.
O maior número de complicações chega de Melgaço. Para além de árvores tombadas durante a madrugada, o primeiro alerta de inundação chegou às 11h00, para uma habitação em pleno centro da vila. Ao local acorreu um homem e uma viatura dos bombeiros locais. Minutos depois, novo alerta para inundação. Desta vez na rua Dr. Augusto Esteves, também no centro da vila.
Já durante a tarde, ainda por Melgaço, os bombeiros foram chamados a nova inundação em habitação. O alerta chegou às 12h31, na freguesia de São Paio. Acorreram ao local um homem e um veículo da corporação. Pouco mais de duas horas depois, na freguesia de Chaviães, mais uma habitação inundada. Dois homens e uma viatura dos bombeiros estão no local. “Para já, não há quaisquer vítimas a registar nestas ocorrências. São apenas inundações, sobretudo em caves. Nesta altura estão a ser utilizadas as motobombas para retirar a água”, disse o CDOS à Vale do Minho.
O distrito de Viana do Castelo vai estar em alerta vermelho durante este domingo. É o mais grave numa escala de quatro, emitido devido a uma situação meteorológica de risco elevado. Entrará em vigor às 12h00 e vai prolongar-se até ao meio-dia de segunda-feira. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) as ondas serão de noroeste com 7 a 8 metros de altura, podendo ocasionalmente atingir os 14 metros.

Últimas