PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Vale do Minho

Vale do Minho: Tempestade já provocou várias quedas de árvores – Vendaval vai continuar

10 Dezembro, 2017 - 18:19

301

0

A tempestade Ana já começou a fustigar o Alto Minho. O aumento da intensidade do vento já provocou várias quedas de árvores ao longo da tarde deste domingo. Só em […]

A tempestade Ana já começou a fustigar o Alto Minho. O aumento da intensidade do vento já provocou várias quedas de árvores ao longo da tarde deste domingo. Só em Monção foram registadas sete ocorrências: a primeira sucedeu na freguesia de Portela, pelas 14h42, na EN101. Logo depois, pelas 14h45, uma outra árvore caiu em Pinheiros, junto à Praia Fluvial. Pelas 14h50, nova queda de árvore em Troporiz na EN101. Quase uma hora mais tarde, cenário semelhante em Longos Vales, na EM304. Ao final da tarde, pelas 17h35, o forte vento tombou outra árvore. Desta vez na freguesia de Mazedo, em plena EN101. Apenas 10 minutos depois, duas ocorrências em simultâneo novamente em Mazedo, com outra árvore caída e em Longos Vales com mais uma queda na EM 304. De acordo com os Bombeiros Voluntários de Monção, nenhuma destas ocorrências causou feridos, estando as referidas artérias já desimpedidas.

Em Valença, duas quedas de árvore a registar. Uma delas ao princípio da tarde, na freguesia de Fontoura. No local estiveram sete operacionais dos Sapadores Florestais auxiliados por quatro viaturas. O alerta na corporação foi dado às 13h15, tendo o trânsito ficado interrompido durante cerca de meia-hora na chamada Estrada da Senhora da Guia. Deste incidente não resultaram quaisquer feridos. Pelas 14h00 a situação foi normalizada.

Em Paredes de Coura, o vendaval da ‘Ana’, já tombou pelo menos seis árvores durante a tarde deste domingo. Ocorrências nas freguesias de Insalde, Rubiães, Resende e Cunha. À Rádio Vale do Minho, o comandante referiu que os bombeiros estão ainda no terreno a proceder ao corte de árvores. Estão a ser auxiliados por elementos da GNR. Também não há quaisquer feridos a registar.

Em Melgaço, a registar para já apenas uma ocorrência. A intensidade do vento provocou a queda de uma árvore em pleno centro da vila. De acordo com fonte dos Bombeiros Voluntários locais, o incidente deu-se pelas 15h30. No local estiveram dois operacionais auxiliados por uma viatura. A via já se encontra desimpedida.

 

Ventos fortes durante a madrugada

 

Entretanto, também ao princípio da tarde deste domingo, a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) voltou a emitir novo alerta face ao previsível agravamento do estado do tempo a partir do final da tarde. No Alto Minho, é de esperar a partir das 17h00 “vento com rajadas muito fortes, com especial incidência nas terras altas”. Está também prevista para o distrito de Viana do Castelo “precipitação forte e persistente, com episódios de aguaceiros pontualmente fortes” e um “agravamento das condições do estado do mar”.

Face a esta situação, a ANPC admite que possam ocorrer “queda de ramos ou árvores em virtude do vento forte, cheias rápidas em meio urbano devido à acumulação de águas pluviais ou insuficiência dos sistemas de drenagem; inundações de estruturas subterrâneas devido a deficiências de drenagem e acidentes na orla costeira”. A ANPC alerta também os condutores para “piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e/ou gelo”.

A ANPC apela por isso à população um especial cuidado nesta altura. Recomenta “fixar estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas”, bem como ter “especial cuidado na circulação e permanência junto a áreas arborizadas”. Aos condutores, é recomendada uma “condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias”.

 

Alto Minho em alerta vermelho

 

O Alto Minho está em alerta vermelho devido à tempestade Ana. O aviso é o mais grave numa escala de quatro. Deve-se, explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a uma “situação meteorológica de risco extremo”.

Com alerta vermelho estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Viseu e Guarda, os restantes distritos estão em alerta laranja, e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, “não se prevê nenhuma situação meteorológica de risco”.

Nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra, prevê-se vento forte, sobreturdo a partir das 17h00 deste domingo, que pode atingir os 120 quilómetros por hora, aguaceiros, com períodos de chuva forte, possibilidade de queda de neve acima dos 800 metros de altitude e, na costa, ondas de “altura significativa”, podendo atingir os 10 metros.

De notar que esta é a primeira vez que uma tempestade em Portugal adopta um nome. O baptismo das tempestades mais violentas, que possam provocar um grande impacto sobre pessoas e bens, e que atinjam Portugal, França ou Espanha, foi acordado entre o IPMA e os seus congéneres de Espanha (Aemet) e França (Météo-France) e está em vigor desde o dia 1 de Dezembro.

 

A Rádio Vale do Minho já andou pelas ruas de Monção e encontrou desde caixotes do lixo tombados, passando por galhos na estrada até enormes lençóis de água. Veja o nosso VÍDEO feito EM DIRETO:

 

https://www.facebook.com/RadioValedoMinho/videos/1736944276376154/

Últimas