PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza
Vale do Minho
Valença

Vale do Minho: Presidentes da Câmara assinaram Atas de Reconhecimento de Fronteira

16 Novembro, 2017 - 03:23

264

0

Os presidentes e os alcaides das câmaras municipais dos concelhos ribeirinhos do Minho assinaram esta semana as Atas anuais de Reconhecimento de Fronteira, a bordo do N.R.P. Rio Minho. É […]

Os presidentes e os alcaides das câmaras municipais dos concelhos ribeirinhos do Minho assinaram esta semana as Atas anuais de Reconhecimento de Fronteira, a bordo do N.R.P. Rio Minho. É a segunda vez na História do Troço Internacional do Rio Minho (TIRM) que se realiza este evento. O objetivo é valorizar o Rio Minho como um todo. Caminha assinou duas atas de vistoria de fronteira com os municípios de A Guarda e do Rosal.
Na cerimónia participaram os presidentes das Câmaras Municipais de Valença [na fotografia], Melgaço, Vila Nova de Cerveira, Caminha, e um representante da Câmara Municipal de Monção; os alcaides de A Guarda, Rosal, Tominho, Arco, As Neves, Salvaterra do Minho e Arbo, e ainda o Capitão do Porto de Caminha, o Comandante Naval Portugal Minho, a Comandância Naval Espanhola, entre outros.
A assinatura anual destes documentos, prevista nos termos do artigo XXV do Tratado de Limites entre Portugal e Espanha, assinado a 29 de setembro de 1864 e nos termos do artigo VIII do seu anexo I, assinado a 4 de novembro de 1866, tem por objetivo ratificar o reconhecimento efetuado de alguns pontos da fronteira, pelos respetivos delegados municipais, com o apoio das Autarquias situadas nas margens do TIRM.
Com esta iniciativa pretende-se partilhar e fomentar o intercâmbio de ideias e iniciativas entre os vários intervenientes, com o objetivo de preservar, impulsionar e valorizar este Troço Internacional. Este evento contou com o apoio da Marinha Portuguesa, da Autoridade Marítima Nacional e da Armada Espanhola.

Últimas