PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

Vale do Minho: Jorge Mendes e Manoel Baptista orgulhosos com classificação dos sites municipais

21 Outubro, 2016 - 01:26

136

0

‘Dados constam num estudo elaborado pelo Gávea – Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade de Informação da Universidade do Minho.

Os presidentes da Câmara de Valença e de Melgaço manifestaram-se orgulhosos com a classificação dos respetivos sites num estudo elaborado pelo Gávea – Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade de Informação da Universidade do Minho. Valença obteve dois segundos prémios, a nível nacional, nas categorias Participação na internet e Acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização do Portal. O Município destacou-se nos critérios de Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização, medidos por treze indicadores, presentes no portal, nomeadamente o posicionamento nos motores de busca, o tempo de carregamento da página, o acesso através de diferentes sistemas operativos e navegadores e dispositivos móveis. “É o resultado de muito trabalho. Não são só os presidentes de Câmara mas também os nossos técnicos que trabalham para alcançarmos resultados positivos”, disse o presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes, à Rádio Vale do Minho. “Investimos num grande servidor e num ‘bunker’ preparado, quer fisicamente quer do ponto de vista tecnológico, para oferecer um desempenho do mais avançado que há. Sobretudo em termos de segurança”, explicou o edil valenciano.
O mesmo contentamento é sentido em Melgaço. A autarquia conquistou o 2º lugar no ranking relativo a ‘Participação’, no âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas. “Este é o resultado de uma aposta clara da autarquia na qualidade dos serviços. Queremos as pessoas informadas sobre tudo o que se passa em Melgaço e a internet é sem dúvida o modo mais procurado e o mais eficaz”, disse o presidente da Câmara, Manoel Baptista. “Em breve teremos um novo site que albergará toda a informação sobre Melgaço. Será um site mais dinâmico, informativo e que incentivará os turistas a conhecerem Melgaço”, adiantou o autarca melgacense.
Foram avaliadas, durante o ano de 2014, as páginas online de 308 municípios portugueses, segundo quatro grandes critérios, nomeadamente: Critério 1 Conteúdos: Tipo e Atualização; Critério 2: Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização dos sítios Web; Critério 3: Serviços Online; e, por último, Critério 4: Participação.
O relatório final deste estudo está disponível em: http://gavea.dsi.uminho.pt.

Últimas