PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

Vale do Minho: Desfolhadas tradicionais realizam-se este sábado por toda a região

17 Outubro, 2015 - 08:51

203

0

Vários pontos do território vão acolher convívios que pretendem recriar a tradição minhota.

Este sábado é dia de desfolhadas tradicionais em vários concelhos do Vale do Minho. Uma delas está marcada para as 21h00, na praça Deu-la-Deu, em Monção. A iniciativa, organizada pelo Grupo Folclórico das Lavradeiras de São Pedro de Merufe, conta com o apoio da Câmara Municipal de Monção e Junta de Freguesia de Merufe.
Trata-se da recriação de uma desfolhada à moda antiga em pleno centro histórico da vila de Monção com a presença de carros de bois, medas de palha, utensílios tradicionais, grupos de concertinas e cavaquinhos e cantares próprios daquela atividade caraterística nas comunidades rurais.
A noite promete animação e convívio entre as pessoas que dão corpo a este costume ancestral, fieis às vivências e trajes de outrora, e o público presente que será convidado a participar ativamente na iniciativa. Além da alegria, no palco da festa não faltará vinho, bicas e caldo de farinha, confecionado no local.
Desfolhada tradicional também em Valença, na freguesia de Cerdal, a partir das 20h00. Uma festa que contará com produtos da gastronomia local onde se destacarão os afamados vinhos verdes novos e os petiscos como o presunto, a broa, o chouriço, o bolo do tacho e os rojões. Os sons das concertinas vão marcando as desgarradas e animando os participantes a encontrar uma espiga rainha. Manda a tradição que quem a encontrar tem de roubar um beijo a uma donzela e se aparecer uma espiga com “filhos” acender uma vela e colocar a espiga numas alminhas, que se encontrem num cruzamento de caminhos, para espantar os maus espíritos. “Será o reavivar de uma tradição. Escolhemos sempre uma freguesia. Encontrámos uma freguesia com um Grupo Folclórico que acolheu o projeto. Para além da desfolhada, vamos ter também uma prova de vinho novo em que iremos ter a presença de cerca de 25 produtores. Será criado um grupo saudável para recordar as tradições do passado”, referiu à Vale do Minho José Monte, vereador na Câmara de Valença.
Paredes de Coura recebe também uma desfolhada tradicional este sábado. Vai ter lugar na freguesia de Vascões. Começa às 20h00 e é o último dos momentos que integra o ciclo do milho que se procurou recriar e registar nos últimos meses. “A iniciativa recupera os usos e costumes da nossa terra, em particular o cultivo do milho, a sua transformação e a confecção dos produtos que lhe estão associados, fazendo-nos reviver as memórias ancestrais de uma cultura que já foi a base da agricultura em Paredes de Coura e que hoje, apesar de ter perdido esse relevo, continua a fazer parte de nós”, explicou o vice-presidente da Câmara, Tiago Cunha, para quem esta iniciativa tem também como fim último a desejada “certificação de produtos tão importantes para a economia local, como o Biscoito de Milho, Bolo do Tacho e o Ralão”.

Últimas