PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura
Vale do Minho

Vale do Minho: Coura dispara na Transparência – Cerveirenses sobem ao pódio

12 Abril, 2018 - 04:39

557

0

Paredes de Coura protagonizou este ano uma das maiores escaladas de sempre entre os municípios do Vale do Minho no Índice de Transparência Municipal (ITM), que mede o grau de […]

Paredes de Coura protagonizou este ano uma das maiores escaladas de sempre entre os municípios do Vale do Minho no Índice de Transparência Municipal (ITM), que mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites. Os courenses ocupam nesta altura o 187º lugar, de um total de 308 concelhos avaliados. Subiram 60 lugares em relação ao ano passado.

No entanto, a melhor classificação continua a ir para Vila Nova de Cerveira que subiu ao 3º lugar na classificação do ITM. Os cerveirenses continuam a manter-se no TOP 5 da listagem. Cerveira é também o município melhor colocado ao nível distrital. O presidente da Câmara sublinhou que este resultado é o reconhecimento da política baseada nohumanismo, na proximidade e na cidadania ativa. “Com uma gestão autárquica centrada nas pessoas, a relação Município-Munícipe tem sido amplamente trabalhada através do conceito de autarquia de porta aberta, e da implementação de ferramentas de desburocratização e informatização que torne a atividade municipal acessível e transparente para todos”, afirmou Fernando Nogueira, deixando um agradecimento ao empenho e colaboração dos funcionários da autarquia.

 

Monção, Melgaço e Valença caem

 

Depois de uma subida de quase 100 lugares no ano passado, Monção caiu este ano 11 lugares na tabela classificativa. Está agora no posto 222. Maior tombo deu o Município de Valença que no ano passado estava no lugar 85 e ocupa agora 137º lugar da tabela. Uma descida de 52 lugares.

O Município mais a norte de Portugal também desceu. Melgaço, que estava o ano passado no lugar 150, ocupa agora o posto 179º no ITM. Uma queda de de 29 casas. Já os caminhenses subiram ligeiramente na tabela. No ano passado, Caminha era 243º e passa agora a ocupar o lugar 235º.

No panorama nacional, o município de Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, volta a surgir no topo da tabela do ITM, mas passou de 100 para 91 pontos. Seguem-se Vila do Bispo e Vila Nova de Cerveira. No extremo oposto, aparecem Moura, Pedrógão Grande e Porto Moniz.
O ITM mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira; 7) Transparência na área do Urbanismo.

Últimas