Este sábado não só galegos como todos os espanhóis vão certamente andar de olhos e ouvidos mais atentos.
Dia 28 de Dezembro é Dia dos Santos Inocentes… e é também uma data em que no País vizinho é sinónimo de pregar partidas.
No Novo Testamento é relatado por S. Mateus que Herodes, depois de saber do nascimento de Jesus, ordena a morte de todos os bebés com menos de 2 anos nascidos em Belém, para assegurar-se de que o tão esperado Messias, que um dia viria a ser Rei de Israel, desaparece.
Desde então, a Igreja Católica celebra a 28 de Dezembro o Dia dos Santos Inocentes, em honra a todas as crianças que foram assassinadas.
Sobre um episódio triste, os espanhóis assentaram uma tradição divertida.
Neste dia é permitido pregar partidas “inocentes” a qualquer pessoa.
Até os próprios meios de comunicação social costumam participar nestas partidas e difundir alguma notícia falsa.
Em suma, é o equivalente ao 1º de Abril em Portugal.
Uma das partidas mas conhecidas, e que mais se fazem neste dia, é colar um boneco feito de papel branco nas costas das outras pessoas. Quando isto acontece diz-se que lhe fizeram uma “inocentada”.
Comentários: 0
0
0