PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Universidade Sénior promete envelhecimento mais activo no concelho

9 Abril, 2014 - 11:13

159

0

Projecto é liderado por António Pereira Júnior, antigo presidente da Câmara de Paredes de Coura.

Paredes de Coura vai ter uma Universidade Sénior muito em breve. À frente do projecto está António Pereira Júnior, antigo autarca courense, que já traz esta ideia desde os tempos em que liderava a autarquia. “Enquanto presidente de Câmara tentei mobilizar esforços para ser criada em Paredes de Coura uma Universidade Sénior, no sentido de atender às necessidades de pessoas que vão ficando fora do activo em termos de emprego e que podem ainda dar muito à nossa sociedade. Não consegui isso enquanto presidente da Câmara,mas agora que tenho mais tempo consegui reunir um grupo de amigos interessados na criação dessa estrutura”, disse o antigo autarca à Vale do Minho.
Sobre a nova Universidade Sénior, António Pereira Júnior está convencido de que vai proporcionar um envelhecimento mais activo em Paredes de Coura. “Numa altura em que todas as entidades, nomeadamente a Câmara Municipal, estão interessadas em criar condições de vida para a nossa população, estamos convencidos que iremos criar condições para que todas as pessoas se sintam úteis e possam aprender com os professores e com as práticas que iremos realizar”, referiu.
O novo espaço, revelou António Pereira Júnior, poderá ainda ter uma parceria com a Universidade do Minho. Poderá ser frequentado por pessoas com mais de 50 anos, mas o responsável promete entradas mais facilitadas. “Iremos no entanto procurar criar uma estrutura que não limite tanto a entrada. Há pessoas que apesar de ainda não terem 50 anos já estão em situação de aposentação e outras que, trabalhando, poderão querer frequentar esta universidade”, adiantou.
O projecto conta com o apoio da Câmara Municipal, da Santa Casa da Misericórdia e da Eprami. Data de inauguração, diz Pereira Júnior, ainda não existe. “Eu diria que o mais rápido possível. Estamos a tratar dos estatutos. Temos feito algumas reuniões para adaptar os estatutos que existem à nossa realidade e penso que em breve teremos os estatutos projectados para apresentar às diversas entidades”, rematou.

Últimas