A Casa do Curro, em Monção, acolhe, a 3 de Abril, uma sessão de esclarecimento sobre a psoríase, uma doença que, em Portugal, afecta mais de 250 mil pessoas e cerca de 125 milhões em todo o mundo.
A palestra, que será dirigida por Artur Sousa Basto, visa sensibilizar os participantes para os cuidados a ter com esta doença da pele.
Esta acção, promovida pela Associação Portuguesa de Psoríase (PSO Portugal) tem, ainda, a colaboração do Centro Social Cultural e Recreativo de Messegães, Valadares e Sá (Censo) e da Câmara Municipal de Monção.
Sónia Durães, do Censo, explica que serão discutidas várias vertentes associadas à doença, tais como o correcto diagnóstico, os diversos tipos da doença, tratamento, grupos de risco e doenças associadas.
A psoríase é uma doença auto-imune, crónica, que se manifesta na pele, não sendo porém contagiosa. Pode surgir em qualquer idade e manifesta-se através do aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afectam principalmente os cotovelos, joelhos, região lombar, couro cabeludo e unhas. Cerca de dez por cento dos doentes acabam por desenvolver artrite psoriática.
Sónia Durães reconhece que ainda há muita falta de informação sobre esta patologia, junto da comunidade. Este seminário visa, de algum modo, combater esta situação.
A sessão de esclarecimento sobre a psoríase decorre a 3 de Abril, pelas 15h00, na Casa do Curro, em Monção. A palestra será conduzida por Artur Sousa Basto, dermatologista colaborador da Associação Portuguesa de Psoríase.
O público-alvo é, sobretudo, a população da Universidade Sénior de Monção, mas qualquer cidadão interessado pode participar. A entrada é gratuita.
 
			 
		 
		 
		 
		 
		 
		 
																
Comentários: 0
0
0