PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Unidade Móvel de Saúde vai visitar doentes acamados e oncológicos ao domicílio a partir de Janeiro

26 Novembro, 2010 - 09:41

188

0

A partir de Janeiro, a Unidade Móvel de Saúde de Valença vai ter um novo serviço de apoio a doentes oncológicos e acamados.

A partir de Janeiro, a Unidade Móvel de Saúde de Valença vai ter um novo serviço de apoio a doentes oncológicos e acamados. O novo serviço consiste na visita de profissionais de saúde à residência de doentes acamados ou com dificuldades em se mobilizar, de forma a prestar alguns cuidados de enfermagem. A visita ao domicílio vai ser, também, a alargada a doentes oncológicos, facultando-lhes medicação, a qual até agora só obtinham no centro de saúde. De acordo com a responsável do Grupo da Saúde da Assembleia Municipal de Valença, Aurélia Correia, estão já detectados cerca de 20 doentes, no concelho.
Além desta vertente, foi também alargado o programa da Educação para a Saúde. Familiares ou presidentes de junta poderão contactar a unidade móvel de saúde, em situação de cuidados urgentes sempre que o veículo esteja na freguesia em questão. Neste caso, é feito o diagnóstico de enfermagem, o qual permitirá marcar, numa fase posterior, uma visita domiciliária por parte de um médico.
Estas novas valências vêm complementar o serviço de prevenção e vigilância já afectuado pela unidade de saúde móvel de Valença. Mensalmente, em cada freguesia do concelho, é feito o despiste cardiovascular, medição da tensão arterial e diabetes.
A reestruturação da unidade e dos cuidados a dar implicou uma redefinição geográfica da área de abrangência, privilegiando o apoio às populações mais distantes do centro de saúde. Recorde-se que esta unidade móvel de saúde chegou a Valença há dois anos, altura que foi definida a reestruturação do serviço de saúde na cidade minhota.

Últimas