PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

União dos Sindicatos espera que o Minho Park relançe indústrias do calçado e do têxtil

1 Abril, 2014 - 07:42

288

0

Sindicalistas consideram que aposta no Turismo é importante, mas não chega.

A União dos Sindicatos de Viana do Castelo espera que o Minho Park, em Monção, possa vir a relançar no Alto Minho as indústrias do calçado e do têxtil. Dois dos sectores mais atingidos pela onda de despedimentos que varre o país desde o início da crise. Ouvido pela Vale do Minho, o coordenador Branco Viana louva a aposta das autarquias do distrito no Turismo, mas isso não chega para os sindicalistas. “O Turismo não dura todo o ano. O Verão é a altura em que temos mais gente do exterior que nos visita mas isto dura apenas cerca de dois meses. Não traz grande solução. Necessitamos rapidamente que sectores como a metalurgia, o calçado e mesmo o próprio têxtil tenham condições de ser relançados e assim dinamizar a nossa economia”, considera Branco Viana.
A União dos Sindicatos não fica indiferente ao número de postos de trabalho que vão ser criados. O Minho Park, que deverá acolher as primeiras empresas já no próximo ano, terá capacidade para apoiar 80 empresas e dar emprego a mais de 1.200 pessoas.
“É uma iniciativa positiva e que vem ao encontro do que temos vindo a defender. É necessário que, através do poder local, se façam investimentos que criem postos de trabalho e novas empresas. O novo quadro comunitário de apoio tem para a região norte largos milhões de euros para investir. O poder autárquico terá nos próximos anos um papel fundamental”, sublinhou Branco Viana.
Além do acolhimento empresarial, o novo parque será ainda dotado de um conjunto de áreas destinadas ao desporto e lazer, espaços de investigação, serviços de apoio empresarial, serviços sociais e educacionais e uma unidade hoteleira/restaurante.
O Minho Park Monção, cujo preço contratual publicado é de 11,6 milhões de euros (mais IVA), é já considerado o maior parque empresarial de sempre na região do Vale do Minho.

Últimas