PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

União dos Sindicatos de Viana preocupada com encerramento de escolas

25 Junho, 2014 - 07:30

155

0

Viana do Castelo é o distrito onde menos escolas vão fechar (três). Viseu está no topo com 57 escolas a encerrar no próximo ano lectivo.

A União dos Sindicatos de Viana está preocupada com o anunciado encerramento de mais 311 escolas no próximo ano lectivo. O distrito de Viana é onde menos escolas vão fechar – três no total. Ainda assim, o coordenador Branco Viana considera que este número é mais do que suficiente para alarme. “Não são só três escolas. São mais três escolas, o que é bem diferente!”, frisou o responsável à Vale do Minho. “Estes encerramentos têm vindo a afectar largas centenas de alunos. Estamos a falar de crianças entre os cinco e os nove anos de idade. São alunos que vão ver-se obrigados a percorrer distâncias mais longas em carrinhas disponibilizadas pelas autarquias ou através de outros meios”, lamentou o sindicalista.
Das três escolas a encerrar no distrito,duas são do concelho de Viana e uma pertence a Caminha. Em Viana fecham a EB Outeiro e a EB Moreno. Já em Caminha, encerra a EB Medo. Para além da preocupação com os alunos,a União dos Sindicatos antevê mais desemprego entre os professores. “Esta situação leva ao aumento das turmas e à diminuição de professores. Temos hoje um número significativo de docentes sem colocação. Isto não é correcto, pois estamos a falar de profissionais com uma vida já organizada. Foi para isto que estudaram”, salientou Branco Viana.
Viseu é o distrito do país onde vão encerrar mais escolas – 57 no total. Em Coimbra encerram 24 escolas e em Braga, 17. No caso de Vila Real e Guarda, são 13 em cada um. Em Santarém, Évora e Portalegre, 12. Em Castelo Branco, 11. Em Beja, nove. No distrito de Setúbal são sete e no de Viana do Castelo e Faro serão fechadas três em cada um.

Últimas