PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

União dos Sindicatos de Viana alerta para revolta popular se IVA subir para 25%

4 Junho, 2014 - 08:03

134

0

Sindicalistas consideram que aumento do imposto “seria medida de retaliação contra decisão do Tribunal Constitucional”.

A Uniao dos Sindicatos de Viana do Castelo considera que uma eventual subida do IVA para 25% pode ser altamente prejudicial ao Alto Minho. Para enfrentar o chumbo do Tribunal Constitucional, o Governo já se mostrou tentado a subir o IVA. A taxa normal do imposto aumentaria de 23% para 25%, uma das maiores da UE.
“Seria uma medida de retaliação contra a decisão do Tribunal Constitucional. O Governo não deve avançar com uma decisão dessas. O IVA é um imposto cego. Vem prejudicar toda a população portuguesa, sobretudo os que menos têm e os que menos podem”, sublinhou à Vale do Minho o coordenador Branco Viana. “Segundo os dados que temos, o Produto Interno Bruto poderá ter um crescimento superior, daí que a situação não será tão grave como o Governo a quer pintar”, acrescentou o sindicalista.
O dirigente alertou ainda para os postos de trabalho que podem perder-se com a subida deste imposto. “Isso poderá levar a uma revolta popular. O povo não tem condições para suportar um IVA tão alto. Só vem prejudicar o país, em particular o Alto Minho”, avisa.
Refira-se que, de acordo com as contas feitas pelo site Dinheiro Vivo, com uma eventual subida do IVA para 25% no segundo semestre deste ano,o Governo poderá ir buscar cerca de 1200 milhões de euros aos bolsos dos contribuintes ao longo de 12 meses; ou 600 milhões se a medida for só para o segundo semestre deste ano.

Últimas