PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Um “rio atmosférico” chega hoje ao Alto Minho – Chuva pode alcançar valores recorde

25 Outubro, 2023 - 12:05

19671

0

Aviso amarelo.

Há um rio atmosférico em direção ao Alto Minho. O fenómeno, com origem no furacão Tammy, é também conhecido por rio voador ou rio aéreo

 

Estes rios são fluxos concentrados de vapor de água em médios e altos níveis da atmosfera. Embora se use a terminologia “rio” para o fenómeno, os rios atmosféricos são invisíveis e não tem margens claramente definidas, ao contrário do que é observado nos rios terrestres.

 

Transportam geralmente elevados níveis de precipitação.

 

De acordo com o portal Meteo Trás os Montes – Portugal, “toda esta água irá cair na Península nos próximos dias e o agravamento começa já hoje ao final do dia, pelo Minho”. 

 

Em cinco dias, a acumulação de chuva pode alcançar valores recorde no Alto Minho, nomeadamente em Ponte da Barca segundo o portal windy.com.

 

 

[Fonte: windy.com]

 

 

Em nota divulgada, aquele portal deixa mesmo algumas recomendações para os próximos dias, tais como evitar viagens desnecessárias; adotar condução defensiva; dar atenção ao crescimento dos caudais de rios e ribeiras; e evitar a orla costeira.

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já colocou o Alto Minho sob aviso amarelo para precipitação até ao próximo sábado. Para agitação marítima, o aviso já passou a laranja (segundo mais grave) na sexta-feira e sábado.

 

O vento vai soprar moderado.

 

 

 

[Fotografia capa: Divulgação/Meteo Trás os Montes – Portugal]

Últimas