PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

UEVM promove sessão de esclarecimento sobre Segurança Social para trabalhadores transfronteiriços

31 Maio, 2011 - 08:38

163

0

A União Empresarial do Vale do Minho promove, esta tarde, as primeiras Jornadas de Comunicação, relacionadas com o recrutamento e o destacamento de trabalhadores transfronteiriços.

A União Empresarial do Vale do Minho promove, esta tarde, as primeiras Jornadas de Comunicação, relacionadas com o recrutamento e o destacamento de trabalhadores transfronteiriços. Trata-de de uma iniciativa que pretende, acima de tudo, prestar esclarecimentos e informações sobre aspectos legais relacionados com contratos de trabalho de pessoas que residem e trabalham nos dois lados da fronteira. À Rádio Vale do Minho, o presidente da instituição, Joaquim Covas, garante a inexistência de conhecimento sobre aspectos associados, por exemplo à Segurança Social, por parte de empresas e trabalhadores. A ideia é, por isso, minimizar as consequências pós-contrato.
O responsável refere que da falta de informação, muitos são os trabalhadores que poderão ficar sem subsídio de desemprego ou estarem até sujeitos a coimas e a situações complicadas. Joaquim Covas diz que o importante é assegurar a existência de medidas que se adaptem a cada um dos países, sobretudo, em países vizinhos, onde a mobilidade, em termos de emprego, é maior.
O presidente da União Empresarial do Vale do Minho não adianta números, mas garante que são cada vez menos os trabalhadores que procuram trabalho no outro lado da fronteira, sobretudo, devido à crise na construção civil. Ainda assim, a mobilidade vai-se fazendo e para quem o faz, Joaquim Covas deixa o alerta de que é preciso ter informação sobre aspectos legais. Uma sessão de esclarecimento como esta decorre, esta tarde, pelas 14h30, no Centro de Formação da União Empresarial do Vale do Minho, na antiga alfândega de Valença. Esta sessão, promovida em colaboração com o Eures Transfronteiriço Norte de Portugal e Galiza, vai ter como orador convidado Hugo Conceição, do Centro Distrital de Segurança Social.

Últimas