PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

3

Monção

Turquia: Socorrista de Monção oferece brinquedos do filho às crianças vítimas do terramoto

12 Fevereiro, 2023 - 14:37

3336

1

“Muitas vezes não damos o devido valor ao que temos preferindo dar valor ao que queremos!”.

[atualizada às 9h53 14 fevereiro – com substituição do termo bombeiro por socorrista]

 

 

João Lourenço, socorrista de Monção e membro da equipa da Subzone – Search and Rescue Team, partilhou nas redes sociais um relato carregado de emoção do momento em que ofereceu dois peluches a crianças turcas vítimas do terramoto ocorrido recentemente na Turquia.

 

“Quando disse ao meu filho de 6 anos que ia embarcar nesta missão, nunca escondi o cenário que ia encontrar, pois ele ia ter acesso às imagens pela televisão e afins”, iniciou o bombeiro.

 

“A reacção dele foi de surpresa como todos, mas no meio da nossa conversa, ele teve um rasgo de solidariedade que me desfez em lágrimas”, contou.

 

“«Papá, os meninos de lá agora não tem brinquedos e eu tenho muitos e não brinco com todos. Podes levar para eles?»”, questionou o filho de João Lourenço.

 

A vontade foi cumprida.

 

“Hoje, numa das saídas, encontramos um acampamento improvisado numa estrada em que existiam diversas crianças de todas as idades em que o futebol deles era com um pacote de leite vazio”, prosseguiu o soldado da paz monçanense.

 

No entanto, reparou João Lourenço, “existia um rasgo de felicidade naquelas caras enquanto brincavam o que só demonstra que muitas vezes não damos o devido valor ao que temos preferindo dar valor ao que queremos!”.

 

“Depois disto, paramos e cumpri o desejo do meu filho! Eram muitas crianças e só trouxe dois peluches devido aos limites de bagagem”, explicou.

 

Só que o melhor ainda estava para vir.

 

“Depois de receberem a oferta foram logo partilhar com os amigos e entre todos não vi nenhum sentimento de egoísmo, mesmo quem nada tem partilhou. Que orgulho senti pelo meu filho na hora que entreguei as prendas dele”.

 

“Posso não mudar a situação onde estou, mas onde estou mudou a minha personalidade para sempre!”, concluiu João Lourenço.

 

A equipa da Subzone, de Monção, está a ser coordenada por Gonçalo Nuno Oliveira. É formada ainda por João Carlos Parra, Ivo Fernandes, Manuel Carlos Gonçalves, Pedro Silva, João Lourenço, Vítor Teixeira, Marlene Falcão e Paulo Campos.

 

O número de mortos causados pelos terramotos na Turquia e na Síria ultrapassou os 28 mil, de acordo com os mais recentes relatórios oficiais dos dois países, enquanto prosseguem as operações para resgatar sobreviventes entre os escombros.

 

 

[Fotografia: João Lourenço]

Tópicos:

#Sismo#Turquia

Últimas