PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Turismo do Porto e Norte de Portugal regista quebra de 18% no número de visitantes espanhóis após introdução de portagens

2 Fevereiro, 2011 - 08:36

187

0

Pela primeira vez em 17 meses, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal regista a primeira quebra no número de visitantes. Um mês após a introdução de portagens, a região sofreu uma diminuição de turistas em 0,5%, valor que se acentua quando se fala de espanhóis a visitar o Norte.

Pela primeira vez em 17 meses, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal regista a primeira quebra no número de visitantes. Dados estatísticos relativos ao impacto que teve para o Alto Minho a introdução de portagens na A28 confirmam que, um mês após a aplicação desta medida, a região sofreu uma diminuição de turistas em 0,5%, valor que se acentua quando se fala de espanhóis a visitar o Norte, atingindo os 18,2%. Dados do INE, relativos a Novembro, que preocupam o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Melchior Moreira realça que a sua preocupação se agrava com o já anunciado alargamento de portagens, a partir de Abril, ao troço da A27 que liga Viana do Castelo a Ponte de Lima, e na A28 entre Viana e Caminha, prevendo uma quebra no número de visitantes "ainda maior à registada". Por isso, o dirigente lamenta que a região Norte seja "sempre a mais prejudicada", criticando a discriminação do Governo entre Norte e Sul do país.

Embora a introdução d eportagens nas ex-Scut já tenha acontecido há três meses, Melchior Moreira confirma que ainda existe muita "desinformação" sobretudo do lado espanhol, quanto à aquisição do chip, "desmotivando" os turistas a visitar o Norte de Portugal.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística, relativos a Novembro, confirmam que as portagens afastaram os espanhóis da região Norte, numa quebra na ordem dos 18%. Valor que interrompe o crescimento de 17 meses consecutivos da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Últimas