PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Turismo do Politécnico de Viana lança desafio a empresas

21 Fevereiro, 2014 - 06:55

121

0

Objetivo fundamental é o de fomentar a aproximação entre a Escola e o mercado de trabalho.

A Licenciatura em Turismo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo presta apoio a projetos na área do turismo, através de parceria com entidades promotoras, públicas e privadas. “O objetivo fundamental é o de fomentar a aproximação entre a Escola e o mercado de trabalho, através do acompanhamento de projetos de investimento e de desenvolvimento na área do turismo, públicos e privados” esclarece Carlos Fernandes, Coordenador do Curso de Turismo do IPVC a propósito da iniciativa desenvolvida no âmbito de “Projeto em Turismo”, uma das unidades curriculares do 3º ano da Licenciatura em Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.
“Todos os projetos são desenvolvidos pelos alunos finalistas e contam não só com o apoio dos docentes responsáveis pela unidade curricular, mas também de todos os docentes do curso, cujo contributo se revele pertinente ao longo do processo” revela ainda o docente.
Os projetos a desenvolver incluem estratégias de desenvolvimento e valorização de recursos turísticos, estudos de mercado, projetos de investimento nas áreas de alojamento, restauração e animação, incluindo estudos preliminares de viabilidade económica e financeira, bem como planos de comunicação.
Até ao momento, e nos anos de 2012 e de 2013 em particular, foram estabelecidas parcerias com várias entidades, a título de exemplo, com a ADM – Associação para o Desenvolvimento de Melgaço, Confraria dos Gastrónomos do Minho, ARDAL-Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima; Ponto Natura, Hotel Senior Viana do Castelo, Oficina da Natureza, Estalagem Melo e Alvim, Nature 4.
“A intenção é a de desenvolver durante o 2º semestre do presente ano letivo (fevereiro a junho) a atividade em causa, no âmbito da unidade curricular Projeto em Turismo”, do 3º ano da Licenciatura em Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana.
“Através desta fórmula é possível proporcionar aos alunos uma experiência real, e uma melhor compreensão das componentes fundamentais de um projeto em Turismo, contribuindo para a qualificação do setor” justifica Carlos Fernandes. “Em simultâneo os promotores dos projetos podem beneficiar de um acompanhamento personalizado, sem qualquer custo”, conclui o Coordenador.
À semelhança de anos anteriores, no final do semestre, terá lugar um Seminário Técnico (7ª edição), que cumpre o objetivo de apresentação pública dos projetos dos alunos finalistas e debate de temas da atualidade turística. Este ano o Seminário terá lugar em Melgaço, no dia 26 de junho, sob o tema Turismo Alternativo, e conta com a colaboração da Escola Superior de Desporto e Lazer e da Câmara Municipal de Melgaço.

Últimas