PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

2

Galiza

Tui: Moradores adotaram cadela… até que apareceu um português a reclamá-la

6 Janeiro, 2023 - 21:05

3389

0

Apareceu sozinha e em busca de carinho. Hoje é estimada e protegida por uma freguesia inteira.

Vários moradores da localidade de Pontenova, em Tui, na Galiza, estão a defender uma cadela de um caçador português que apareceu alegando que é dono do animal.

 

Segundo conta o jornal La Voz de Galicia, tudo começou “há uns anos” quando a cadela apareceu errante, naquela freguesia, apenas em busca de carinho. Os moradores acolheram-na, alimentaram-na, e o animal passou a fazer parte da comunidade. Ganhou o nome de Lúa.

 

No entanto, recentemente, um caçador português encontrou Lúa e reconheceu-a. Tentou levá-la e colocou o animal no carro. Segundo aquele jornal, alegou que a tinha perdido “há alguns anos” porque “escapou do atrelado”.

 

Um grupo de moradores juntou-se para defender Lúa que mostrava “desconforto” no porta-bagagens.

 

“Disse-lhe que Lúa já é uma moradora de Pontenova. É uma cadela muito querida e popular aqui. Mas como ele não acreditou muito, tive de mostrar-lhe que ela até fazia parte de um livro que estou a escrever”, contou ao La Voz de Galicia um dos moradores, José Manuel Caballero.

 

 

Uma cadela extremamente inteligente

O dia-a-dia de Lúa é passado em visitas aos vários moradores. Um dos locais que mais frequenta é uma oficina, local onde apareceu pela primeira vez.

 

“É uma autêntica segurança no trabalho. Está sempre atenta. Se existir um cabo solto ou um ferro caído, ela dá logo sinal de perigo”, contaram os moradores ao La Voz de Galicia.

 

Pernoita sempre no posto de gasolina e de manhã e presença assídua na padaria onde os moradores a cumprimentam.

 

Nos entretantos, esta espantosa cadela vigia crianças até ao transporte escolar e acompanha uma moradora ao médico. “Vai com ela ao Centro de Saúde e espera-a no exterior. Voltam juntos”, contou outro morador.

 

“É aqui que Lúa é feliz e onde tem de estar”, defende aquela comunidade.

 

De acordo com o La Voz de Galicia, o caçador português não terá conseguido levar o animal. No entanto, também não há registo de que tenha desistido.

 

 

 

[Fotografia: jornal La Voz de Galicia]

Tópicos:

#Animais

Últimas