PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Galiza

Tui: Uma família desfeita, casas arrasadas e um futuro incerto para duas crianças

25 Maio, 2018 - 08:48

281

0

Duas crianças. Bilal, de 9 anos e Ilyasse, com 13. De nacionalidade marroquina. Num curto espaço de tempo viram as suas vidas mudar de uma forma radical e totalmente irreversível. […]

Duas crianças. Bilal, de 9 anos e Ilyasse, com 13. De nacionalidade marroquina. Num curto espaço de tempo viram as suas vidas mudar de uma forma radical e totalmente irreversível. A explosão de um armazém pirotécnico ilegal na localidade onde vivem, em Guillarei, Espanha, tirou-lhes os pais. Morreram ambos, no meio dos escombros causados por um rebentamento sentido a quilómetros de distância.

Em toda a localidade, o silêncio e a consternação. Os políticos não percebem como pôde aquilo acontecer. A Câmara diz ter desconhecimento total daquele armazém que escondia mais de uma tonelada de pólvora e combustível. De acordo com o jornal La Voz de Galicia, “o nitrato de potássio e o enxofre que ainda foram encontrados podiam ter causado uma tragédia muito maior”.

Foram arrasadas várias dezenas de casas. Os arquitetos no terreno estão estupefactos. “Afinal os danos são muito superiores àqueles que pensávamos”, disseram ao mesmo periódico. Inicialmente julgavam-se que outras 15 a 20 habitações teriam sofridos sérios danos com o acidente. Afinal, o número subiu para cerca de 60. 

O dono da empresa responsável pelo armazém já foi detido. É acusado de homicídio negligente. “Aqui, todos os que se salvaram, voltaram a nascer a 23 de maio”, diz-se nas ruas. Só que o mundo onde nasceram está bem pior que o anterior. Cerca de uma dezena de famílias desalojadas. E na memória sempre aquele barulho. Aquele estoiro que lhes levou a casa e todos os pertences.

Cruzar os braços nunca foi solução para nada. Chegaram as ajudas. Vizinhos das famílias afetadas começaram de imediato a levar roupa e comida ao Centro Cultural da localidade que acolheu as vítimas do acidente. Entre elas, os pequenos órfãos assustados. O La Voz de Galicia adianta que a comunidade muçulmana da região já se manifestou preocupada com o futuro das duas crianças.

A Câmara de Tui, Espanha, decretou esta quinta-feira três dias de luto pelas vítimas da explosão de um armazém clandestino de pirotecnia ocorrida na passada quarta-feira, na localidade de Guillarei. O rebentamento provocou dois mortos, cerca de 30 feridos, sete dos quais menores de idade. Durante este período, as bandeiras estarão a meia haste e estão suspensos todos os atos municipais. 

 

[Fotografia: Alto Minho Tv]

 

Últimas