PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Galiza

Tui: Explosão de armazém pirotécnico provoca pelo menos um morto e vários feridos

23 Maio, 2018 - 15:42

329

0

[atualizada 19h40]   Uma pessoa morreu após uma explosão num armazém pirotécnico na localidade de Guillarei, em Tui, Espanha. O rebentamento ocorreu pelas 15h25 [hora portuguesa] e foi sentido num […]

[atualizada 19h40]

 

Uma pessoa morreu após uma explosão num armazém pirotécnico na localidade de Guillarei, em Tui, Espanha. O rebentamento ocorreu pelas 15h25 [hora portuguesa] e foi sentido num raio de 10 quilómetros de distância, de acordo com dados avançados pelo jornal Faro de Vigo. Há ainda 27 feridos a registar mas que, de acordo com as autoridades espanholas, nenhum corre perigo de vida. Não há registo de pessoas desaparecidas.

A vítima mortal da explosão registada ao princípio da tarde desta quarta-feira em Tui é uma mulher que ficou presa nos escombros da sua casa. O edifício, escreve o jornal Faro de Vigo, acabou por ruir após os danos provocados pela onda de choque. Escreve aquele periódico galego que os vizinhos que abandonavam as casas próximas ainda escutaram os gritos de auxílio da mulher, mas já nada puderam fazer para a socorrer. 

Escreve ainda o mesmo periódico que as ondas de choque causadas pela explosão foram de tal ordem que provocaram fissuras em várias casas circundantes, tendo quebrado vários vidros. Do lado de cá do rio Minho há já vários relatos nas redes sociais de pessoas que sentiram a explosão em Valença e Monção.

À Rádio Vale do Minho, o presidente da Câmara de Valença já informou que não há quaisquer vítimas a registar naquele concelho português. No entanto, a onda de choque provocada pelo rebentamento chegou mesmo a quebrar alguns vidros do antigo edifício da Alfândega, junto à centenária ponte internacional.

De acordo com o jornal Faro de Vigo, vários feridos tiveram de ser evacuados por meio aéreo. Outros foram encaminhados para a Casa Cultural de Guillarei. No teatro de operações estiveram também vários bombeiros da corporação de Valença. As razões do rebentamento estão ainda por apurar.

 

Explosão causou vários danos em vivendas ao redor [Foto superior: Faro de Vigo; Primeira foto inferior: Faro de Vigo; fotos seguintes: Cristina da Silva]

Últimas