PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

Transparência: Cerveira mostra-se orgulhosa – PSD Caminha acusa PS de levar Município ao caos

11 Dezembro, 2015 - 09:40

115

0

Social-democratas caminhenses lamentam ‘falta de capacidade de gestão, liderança e acima de tudo, falta de visão estratégica’.

O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira mostrou-se esta quinta-feira satisfeito “com uma posição que vai de encontro ao trabalho e serviço público que o executivo vem desempenhando”. A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, recorde-se, obteve o 5º lugar na classificação do Índice de Transparência Municipal (ITM) 2015, de um total de 308 concelhos avaliados. O executivo sublinha que “este resultado corrobora a continuidade da aposta numa política de proximidade e de maior interação entre Município/Munícipe”. Fernando Nogueira confirma que “a autarquia sempre procurou disponibilizar todas as informações úteis e os contactos relevantes, bem como dar a conhecer a atividade municipal nas mais diversas áreas”.

PSD Caminha acusa PS de levar Município ‘ao caos completo’

Em sentido negativo nesta lista encontra-se Caminha. Os caminhenses descem para o 202º posto (160º em 2014 e 42º em 2013). O PSD, oposição na Câmara Municipal, já reagiu aos números apresentados pelo ITM. “O executivo liderado pelo Dr. Miguel Alves tem levado o município de Caminha ao caos completo em diversas áreas, pela falta de capacidade de gestão, liderança e acima de tudo, falta de visão estratégica para o nosso concelho”, consideram os social-democratas em comunicado. “Infelizmente, o PSD não pode dizer que fica admirado com este resultado uma vez que tem alertado para as inúmeras falhas e ilegalidades, por exemplo, na prestação de contas”, recorda a concelhia ‘laranja’. “Por outro lado, falando em transparência, temos alertado para o facto de nunca nos apresentarem os documentos necessários sobre os fundos disponíveis, obrigatórios por lei, para a aprovação de propostas de atribuição de subsídios. Não pode haver maior falta de transparência do que esta”, atira o PSD.
Em jeito de conclusão, os social-democratas de Caminha interpretam esta queda como “uma falta de visão e estratégia para o município, andando Caminha a ser gerida ao sabor da necessidade de projeção da imagem do presidente, preocupando-se mais com os jornalistas que leva atrás de si para os seus eventos e para os que não são seus , mas que tenta, de forma oportunista, tomar para si”.
O Índice de Transparência Municipal é liderado pela autarquia de Alfândega da Fé (94,23), seguido de Arcos de Valdevez (89,84) e Carregal do Sal (88,87).
As pontuações resultam de uma avaliação da informação de acordo com 76 indicadores, agrupados em sete dimensões: Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira; Transparência na área do Urbanismo.

Últimas