PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Tempestade Herminia ‘às portas’ do Alto Minho

25 Janeiro, 2025 - 22:03

2318

0

Vários avisos para o Alto Minho.

A tempestade Herminia está já muito próxima do Alto Minho e de todo o território de Portugal Continental.

 

As imagens de satélite, disponibilizadas pela agência espanhola AEMET, mostram já a depressão muito próxima da Península Ibérica.

 

Segundo o Insituto Português do Mar e da Atmosfera, vai trazer agitação marítima, aumento da precipitação e vento a partir deste domingo.

 

“Depois do sistema frontal associado à depressão Éowyn ter atravessado o território de Portugal, um novo sistema frontal associado à depressão Herminia deverá afetar a região Norte a partir da madrugada de domingo, dia 26″, lê-se num comunicado enviado hoje à comunicação social.

 

“A partir da madrugada de domingo, ocorrerá precipitação no Minho e Douro Litoral, que se estenderá gradualmente às restantes regiões, e que será persistente e por vezes forte a partir da manhã, prevendo-se que nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, as maiores intensidades se verifiquem na madrugada de domingo para segunda-feira e na manhã de segunda-feira”, refere o IPMA.

 

O vento vai soprar “forte de sul/sudoeste, com rajadas até 70/90 quilómetros por hora no litoral, e até 100/110 nas terras altas do Norte e Centro”.

 

Há também condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e a agitação marítima na costa ocidental vai ser mais forte entre a manhã de domingo e o final de terça-feira, com ondas do quadrante oeste com quatro a cinco metros de altura, que poderão atingir os 11 metros de altura máxima.

 

 

Avisos para o Alto Minho

 

Precipitação

Amarelo – Este domingo, das 6h00 às 18h00

Laranja – Este domingo, das 18h00 às 24h00

 

Vento

Amarelo – Este domingo, das 3h00 às 2h00 de segunda-feira

 

Agitação Marítima

Amarelo – Este domingo, das 6h00 às 18h00

Laranja – Este domingo, das 18h00 até às 12h00 de segunda-feira

Vermelho – Segunda-feira, das 12h00 até às 9h00 de terça-feira

 

 

[crédito fotografia: AEMET]

Últimas