PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Valença

Tem visto fogos em Valença? São treinos – Veja estas FOTOS

26 Janeiro, 2024 - 18:44

671

0

European Trex – Traditional Fire Training Exchange.

No total são 70 operacionais, de nove países, que estão a treinar em Valença “técnicas inovadoras preventivas e de proteção às florestas”, segundo o Município.

 

A ação realiza-se no âmbito do European Trex – Traditional Fire Training Exchange.

 

Estes dias têm decorrido ações de queimadas controladas nos montes de Cerdal, Taião e Gondomil, em Valença e em outros pontos do concelho de Paredes de Coura, com uso de fogo tradicional.

 

Ações complementadas com teste e treino de novos equipamentos e técnicas de ação preventivas, no terreno.

 

 

 

[Fotografia: Município Valença]

 

 

[Fotografia: Município Valença]

 

 

 

As ações contam com os operacionais da Proteção Civil Municipal de Valença, bem como as equipas de sapadores florestais do concelho.

 

O desenvolvimento das atividades contou com o acompanhamento do Vereador, Arlindo Sousa, que saudou os operacionais presentes e destacou a importância desta iniciativa “para capacitar e testar a ação e prontidão das equipas no terreno para melhor trabalhar as ações preventivas da floresta no nosso concelho”.

 

Os exercícios envolvem operacionais do Canada, Estados Unidos da América, Alemanha, Polónia, Espanha, México, Guatemala, Brasil, Portugal e Equador e várias entidades nacionais e internacionais .

 

 

 

[Fotografia: Município Valença]

 

 

[Fotografia: Município Valença]

 

O Alto Minho TREX 2024 está centralizado em Paredes de Coura e nesta edição as ações no terreno desenvolvem-se entre este concelho e Valença.

 

 

 

Veja ainda estas fotos [créditos: Município Valença]

 

 

 

Este é um evento de intercâmbio promovido pela CIM Alto Minho e The Nature Conservancy, com o apoio do município de Valença e demais congéneres do Alto Minho, dedicado à capacitação técnica dos operacionais envolvidos no uso do fogo.

 

O Alto Minho TREX tem a colaboração e o reconhecimento do Instituto Florestal Europeu.

 

 

 

[Fotografia capa: Município Valença]

Últimas