PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Televisão: Concorrente do Joker enfrentou pergunta sobre Valença

19 Maio, 2022 - 23:04

1651

0

Televisão.

José Carlos Almeida, de Estarreja, concorrente do episódio do concurso Joker da RTP emitido esta quinta-feira, enfrentou uma questão sobre Valença que – certamente – todos ou quase todos os valencianos saberiam responder acertadamente.

 

O jogo começou. Duas questões relativamente fáceis e… chegou a terceira.

 

Qual dos seguintes doces conventuais tem origem na cidade de Valença?, lia-se no ecrã. Quatro hipóteses: Fidalguinhos; Borrachinhos; Caladinhos; ou Amarantinos.

 

O concorrente, com 34 anos de idade, assumiu não saber a resposta. Precisou de utilizar um joker (ajuda) e foi eliminada uma resposta errada: os Fidalguinhos. Restavam três.

 

Completamente às escuras, o concorrente foi por exclusão de partes e bloqueou Borrachinhos. Acertou.

 

Na reta final, à 15ª pergunta, estava às portas de um prémio final de 25 mil euros. Errou e deu um trambolhão enorme. Saiu com mil euros.

 

Os Borrachinhos de Valença são, segundo explica o portal Pratos da Região, uma receita de cariz conventual, criada pelas freiras franciscanas que pertenceram ao Convento do Bom Jesus de Valença, no distrito de Viana do Castelo.

 

A receita, manteve-se viva até aos dias de hoje, mesmo após a extinção do convento em 1769, sendo presentemente uma referência gastronómica da região.

 

Em tempos, foi tradição, na época do Natal e da Páscoa, colocarem-se borrachinhos num pote, junto à lareira para serem “oferecidos a quem com Deus viesse”.

 

 

[Fotografia: Screen/RTP]

Últimas