PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Teatro Noroeste estreia peça enquanto aguarda recurso da decisão da DGArtes

11 Abril, 2013 - 14:08

113

0

O Teatro Noroeste estreia na sexta-feira, em Viana do Castelo, a sua mais recente produção, baseada num texto de Mia Couto, enquanto aguarda pelo recurso à exclusão dos apoios públicos.

O Teatro Noroeste estreia na sexta-feira, em Viana do Castelo, a sua mais recente produção, baseada num texto de Mia Couto, enquanto aguarda pelo recurso à exclusão dos apoios públicos.

Fonte da direção explicou que “apesar de não ter sido contemplada” no âmbito do concurso de atribuição dos apoios públicos na área do Teatro, lançado pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), a companhia “continuará a desenvolver a sua intensa atividade artística” nos vários palcos, “enquanto aguarda resposta sobre o recurso que entretanto apresentou desta decisão”.

Apesar da exclusão da candidatura apresentada à DGArtes para o quadriénio de 2013 a 2016, aquela companhia, com sede em Viana do Castelo, estreia na sexta-feira à noite a peça “Menina do Futuro Torcido”, que será a 114.ª produção em mais de 20 anos de atividade profissional.

Com encenação de Maria João Miguel e interpretação de André Gago, que se estreia a colaborar com a companhia, esta peça surge a partir do conto, com o mesmo nome, do autor moçambicano Mia Couto.

Conta ainda com a participação de Ana Perfeito e Helena Ávila no elenco, tendo a particularidade de apresentar em palco um cenário construído a partir de peças de automóveis e de sucatas da região.

Algumas destas peças, de viaturas históricas, foram cedidas por um colecionador local propositadamente para integrarem o cenário.

Trata-se de uma peça que retrata a história de um mecânico que sonhava dar aos 13 filhos uma vida melhor e que viu no contorcionismo a solução para os problemas financeiros da família.

“Procura ser um mote para uma reflexão sobre o que andamos aqui a fazer e o que queremos para nós enquanto sociedade. É uma tentativa de despertarmos para os pequenos mundos que nos rodeiam”, explica a encenadora Maria João Miguel.

A peça estará em cena no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, até 04 de maio.

Últimas